Exercitando o olhar, apurando o ouvir: notas etnográficas sobre relações de gênero em uma escola pública de Petrópolis/RJ

Autores

  • Girlaine Weber deborabreder@hotmail.com
  • Débora Breder deborabreder@hotmail.com
    Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

10.48074/aceno.v7i14.10570

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, sobre relações de gênero. A partir de um olhar etnográfico – ou seja, teoricamente informado e que compreende a etnografia como uma ‘descrição densa’ de relações sociais e simbólicas –, buscamos analisar os mecanismos invisíveis da construção hierárquica da diferença masculino/feminino, visando entender de que forma a escola (re) produz socialmente, em sua organização espaço/temporal e em suas práticas pedagógicas, os construtos de gênero.

Biografia do Autor

Girlaine Weber

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis e pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP)

Débora Breder, Universidade Católica de Petrópolis

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense com Estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis e pesquisadora do Grupo de Reconhecimento de Universos Audiovisuais (GRUA/UFRJ); do Grupo de Análses de Políticas e Poéticas Audiovisuais (GRAPPA/UERJ); e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade(GRECCA/UCP)

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos Livres