Xamanismo e enteogenia ameríndia: A ayahuasca e outras “plantas de poder” em contextos indigenistas e vegetalistas amazônicos

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v5i10.7131

Resumo

Este ensaio tem a finalidade de refletir sobre fenômenos culturais e etnológicos condizentes aos saberes e perspectivas ameríndios acerca do uso de substâncias enteogénicas, tangencialmente, da bebida ayahuasca, cujas matrizes repousam em contextos indigenistas, desde tempos pré-colombianos. Igualmente, visamos discorrer sobre o curandeirismo vegetalista em áreas rurais e urbanas fenômeno, onde verificamos técnicas de cura e feitiçaria coadunando-se ao catolicismo e ao esoterismo europeu em modalidades alusivas à reinterpretação mítica e ritualística do consumo de “plantas de poder”. Por fim, indicaremos como tais saberes são ressignificados à luz de modelos contemporâneos sul-americanos, permitindo-se ao diálogo entre médicos, psicólogos e xamãs voltados ao tratamento de sujeitos afetados por toxicomanias.

Palavras-Chave: Ayahuasca. Xamanismo. Vegetalismo. Terapias.

Biografia do Autor

Wagner Lins Lira, Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Fundação Joaquim Nabuco (PPGECI/UFRPE/FUNDAJ). Pós-doutorando. Departamento de Antropologia e Museologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Antropologia.

Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP), do Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (GEAD/UFPE) e do Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ/UFRPE/FUNDAJ).

Referências

ALMEIDA, Mauro. A ayahuasca e seus usos. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (org.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras, 2002, p.15-19.

ANDRADE, Afrânio Patrocínio. O fenômeno do chá e a religiosidade cabocla: Um estudo centrado na União do Vegetal. Dissertação de Mestrado, Ciências da Religião, Instituto Metodista de Ensino Superior, 1995.

ARHEM, Kaj. Makuna social organization: a study in descent, aliance, and the formation of corporete groups in the North-Western Amazon. Estocolmo: Almqvist & Wiksell, 1981.

BELAÚNDE, Elvira. Gender, commensality and community among the Airo-Pai of West Amazonia (Secoya, Western-Tukanoan Speaking). Tese de Doutorado, Antropologia, Universidade de Londres, 1992.

CHIAPPE, Mario; LEMLIJ, Moisés; MILLONES, Luis. Alucinogenos y Shamanismo en el Peru Contemporaneo. Lima, El Viney, 1985.

CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência: Ensaios de antropologia política. São Paulo, Brasiliense, 1980.

DOBKIN DE RIOS, Marlene. Visionary Vine: Hallucinogenic Healing in the Peruvian Amazon. Prospect Heights. Long Grove, Waveland, 1972.

DOBKIN DE RIOS, Marlene. Curing with Ayahuasca in an urban slum. In: HARNER, Michael (org.). Hallucinogens and Shamanism. Oxford: Universidade de Oxford, 1973, p.67-85.

ESCOBAR, José Arturo Costa. Ayauasca e Saúde: Efeitos de uma bebida sacramental psicoativa na saúde mental de religiosos ayahuasqueiros. Tese de Doutorado, Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

GOW, Peter. Of mixed blood. Oxford, Clarendon, 1991.

GOW, Peter. River People: Shamanism and History in Western Amazonia. In: THOMAS, Nicholas; HUMPHREY, Caroline (org.) Shamanism, History and the State. Ann Harbor: Universidade de Michigan, 1996, p.90-113.

HOFMANN, Albert; WASSON, Gordon Robert; RUCK, Carl. El camino a Eleusis: Una solución al enigma de los misterios. México, Fondo de Cultura Económica, 1980.

KEIFENHEIM, Bárbara. Nixi pae como participação sensível no princípio de transformação da criação primordial entre os índios Kaxinawá no leste do Peru. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (org.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras, 2002, p.97-128.

LABATE, Beatriz Caiuby. A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos. Campinas, Mercado das Letras, 2004.

LABATE, Beatriz Caiuby. Ayahuasca Mamancuna merci beaucoup: Internacionalização e diversificação do vegetalismo ayahuasqueiro peruano. Tese de Doutorado, Antropologia, Universidade Estadual de Campinas, 2011.

LABATE, Beatriz Caiuby; SANTOS, Rafael Guimarães; ANDERSON, Brian; MERCANTE, Marcelo Simão; BARBOSA, Paulo César Ribeiro. Considerações sobre o tratamento da dependência por meio da ayahuasca. NEIP [Online], 2009. Disponível em: https://bit.ly/2LzjZX9 Data de acesso: 20/04/2019.

LAGROU, Els Maria. Uma etnografia da cultura Kashinawa, entre a cobra e o Inca. Dissertação de Mestrado, Antropologia, Universidade Federal de Santa Catarina, 1991.

LAGROU, Els Maria. Caminhos, Duplos e Corpos. Uma abordagem perspectivista da identidade e alteridade entre os Kaxinawá. Tese de Doutorado, Antropologia, Universidade de São Paulo, 1998.

LANGDON, Esther Jean. Representações de doença e itinerário terapêutico dos Siona da Amazônia colombiana. In: SANTOS, Ricardo Ventura; COIMBRA JR., Carlos Eduardo (org.). Saúde e povos indígenas. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 1994, p.115-141.

LANGDON, Esther Jean. A tradição narrativa e aprendizagem com yagé (ayahuasca) entre os índios Siona da Colômbia. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (org.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras, 2002, p.69-93.

LÉVI-STRAUSS, Claude. La pensée sauvage. Paris, Plon-Julliard, 1962.

LIRA, Wagner Lins. Os trajetos do êxtase dissidente no fluxo cognitivo entre homens, folhas, encantos e cipós: Uma etnografia ayahuasqueira nordestina. Dissertação de Mestrado, Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, 2009.

LIRA, Wagner Lins. Daqui nós tira um ouro de chá: Umbanda, Santo Daime e xamanismo popular no tratamento religioso de patologias físicas, mentais e espirituais. O caso de um terreiro alagoano. Tese de Doutorado, Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, 2016.

LUNA, Luiz Eduardo. Vegetalismo: shamanism among the mestizo population of the Peruvian Amazon. Tese de Doutorado, Antropologia, Universidade de Estocolmo, 1986.

LUNA, Luiz Eduardo. Xamanismo amazônico: Ayahuasca, antropomorfismo e mundo natural. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (org.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras, 2002, p.181-200.

LUZ, Pedro. O uso ameríndio do caapi. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (org.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras, 2002, p.37-68.

MABIT, Jean Jacques; CAMPOS, José; ARCE, Julio. Consideraciones acerca del brebaje ayahuasca y perspectivas terapéuticas. Revista de Neuro-Psiquiatría. Lima, Universidade Peruana Cayetano, v.55, n.02, 1992, p.01-13.

MABIT, Jean Jacques. El saber médico-tradicional y la drogadicción. El Filosofo Callejero. Santiago de Chile, n.07, 1995, p.23-39.

MABIT, Jean Jacques. Produção visionária da ayahuasca no contexto dos curandeiros da Alta Amazônia peruana. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (org.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras, 2002, p.147-180.

MACRAE, Edward. Guiado pela Lua: Xamanismo e uso ritual da ayahuasca no culto do Santo Daime. São Paulo, Brasiliense, 1992.

MENDES, Margarete Hitaka. Etnografia preliminar dos Ashaninka da Amazônia brasileira. Dissertação de Mestrado, Antropologia, Universidade Estadual de Campinas, 1991.

MCKENNA, Dennis John. Ayahuasca and human destiny. Journal of Psychoactive Drugs. Londres, Taylor & Francis, v.37, 2005, p. 231-234.

MERCANTE, Marcelo Simão. Dependência, recuperação e o tratamento através da ayahuasca: Definições e indefinições. Revista Saúde & Transformação [Online]. Florianópolis, v.04, n.02, 2013, p.126-138. Disponível em: https://bit.ly/2MrRz1m Data de acesso: 20/04/2019.

MOURE, Walter Gustavo. Saudades da Cura: Estudo exploratório de terapêuticas de tradição indígena na Amazônia peruana. Tese de Doutorado, Psicologia, Universidade de São Paulo, 2005.

NARANJO, Plutarco. Ayahuasca: Etnomedicina y Mitología. Quitos, Libri Mundi, 1983.

OLIVEIRA, Alice Haibara. Já me Transformei: Modos de Circulação e transformação de pessoas e saberes entre os Huni Kuin (Kaxinawá). Dissertação de Mestrado, Antropologia, Universidade de São Paulo, 2016.

OTT, Jonathan. Ayahuasca analogues: Pangean Entheogens. Washington, Natural Products, 1994.

RICCIARDI, Gabriela Santos. Takiwasi: O uso da ayahuasca no tratamento da adicção em uma comunidade terapêutica. Tese de Doutorado, Sociologia, Universidade Federal da Bahia, 2013.

SAEZ, Oscar Calávia. Introdução. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ROSE, Isabel Santana; SANTOS, Rafael Guimarães (Org.). Religiões ayahuasqueiras: um balanço bibliográfico. Campinas: Mercado das Letras, 2008, p.15-21.

SCHULTES, Richard Evans; HOFFMANN, Albert. Plants of the Gods: Their sacred, healing, and hallucinogenic powers. Rochester, Vermont Healing Arts, 1992.

SISKIND, Janet. To hunt in the morning. Oxford, Universidade de Oxford, 1973.

TOWSLEY, Graham Elliott. Ideas of order and patterns of change in Yaminahua society. Tese de Doutorado, Antropologia, Universidade de Cambridge, 1988.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A Fabricação do Corpo na Sociedade Xinguana. Boletim do Museu Nacional. Rio de Janeiro, Editora do Museu Nacional, 1979, n. 32, p.40-49.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. From the Enemy’s Point of View: Humanity and Divinity in an Amazonian Society. Chicago, Universidade de Chicago, 1992.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. MANA [Online], Rio de Janeiro, 1996, v. 02, n. 02, p.115-144. Disponível em: https://bit.ly/2dVusuR Data de acesso: 20/04/2019.

WEIS, Gerald. The cosmology of the Campa Indians of Eastern Peru and Brazil. Tese de Doutorado, Antropologia, Universidade de Michigan, 1969.

WRIGHT, Robin. Profetas do Pariká e Caapi. In: LABATE, Beatriz Caiuby; GOULART, Sandra Lúcia (org.). O Uso Ritual de Plantas de Poder. Campinas: Mercado das Letras, 2005, p.83-115.

Downloads

Publicado

2019-07-07

Edição

Seção

Dossiê Temático: Políticas Ameríndias