ESBOÇO DE UMA TEORIA DA MÚSICA: PARA ALÉM DE UMA ANTROPOLOGIA SEM MÚSICA E DE UMA MUSICOLOGIA SEM HOMEM

Autores

  • Rafael José de Menezes Bastos rafael.bastos@pesquisador.cnpq.br
    UFSC

DOI:

10.48074/aceno.v1i1.1800

Resumo

O primeiro contexto da presente discussão é o das teorias elaboradas nos últimos cerca de cem anos pela Etnomusicologia sobre: 1. a definição de seu próprio campo; e, 2. a da música como categoria objeto de seu conhecimento. Ele aqui comparecerá, entretanto, apenas como pano de fundo. Minha intenção é concentrar-me nas décadas de 50 e 60 deste século. Aí ocorreram fatos fundamentais na direção da conformação da disciplina, tipicamente nos Estados Unidos. A redução cronológica e nacional em consideração não redundará em prejuízo de uma visão global da área. Pelo contrário, as referidas décadas norte-americanas representam o projeto etnomusicológico como um todo: reafirmam seus germes originais de pensamento, assumem por completo seu dilema e apontam para deslocamentos na disciplina, previsíveis em suas origens. Incluído neste contexto, o exame localiza-se também no contexto geral - atinente às questões 1 e 2 acima - das diversas outras musicologias, isto é, Musicologia Histórica, Sociologia e Psicologia da Música, Estética e Folclore Musicais. Isto será ensaiado - de maneira modesta, entretanto - através da análise de alguns autores das referidas áreas, sobretudo europeus. Aqui também as décadas de 50 e 60 merecerão enfoque central, opção que fiz por razões semelhantes às expostas para o caso da Etnomusicologia. Finalmente, a presente discussão também trabalha os nexos da Antropologia com a música e a Etnomusicologia

Referências

ADLER, Guida. 1885. "Umfang , Method und Ziel der Musikwi ssen schaft". Vierteljahresschrifrfür Musikwissenschaft I: 5-20.

ADORNO, Theodor. 1974. Filosofia da Nova Música. São Paulo: Perspectiva.

__________. 1983a. "Idéias Para a Sociologia da Música". ln Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno (P. E. Arantes, org.). São Paulo: Abril Cultural. pp. 259-268.

__________. 1983b. "O fetichismo na Música e a Regressão da Audição". In Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno (P. E. Arantes, org.). São Paulo: Abril Cultural. pp. 165-191.

__________. 1986; "A Indústria Cultural". ln Sociologia: T. W. Adorno (G. Cohn, org.). São Paulo: Atica. pp. 92-99.

AGOSTINHO, Santo. 1987. "Confissões (397-401)". ln Santo Agostinho (J. A. M. Pessanha, org.). São Paulo: Abril. pp. 9-288.

ALBERSHE M, G. On the Psychology of Music, in lnternationat Review 01the Aesthetics and Sociology 01 Music, 4(2): 2 13-221 (1973).

ARANTES, P. E. 1983. "Vida e Obra". In Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno (P.E. Arantes, org.). São Paulo: Abril. pp. vii-xix.

BAKER, T. 1882. Über die Musik der Nordam erikanisch e Wilden. Leipzig.

BARTÓK, Béla. 1981. Escritos sobre a Música Popular. Méxic o: Siglo Veintiuno.

BEATO, Cláudio C. (s.d.). Músicos Brasileiros: "Eruditos" e "Populares", Tese de Mestrado em Sociologia, IUPERJ.

BECKER, Howard S. 1970. Sociological Work: Method and Substance. New Brunswick: Transaction Books.

BÉHAGUE, G. 1975. "From the Editor". Ethnomusicology 19 (2): iv.

__________. 1986. O Impacto Mundial da Música e das Instituições Musicais Portuguesas: Um Esboço Preliminar. Comunicação apresentada ao Colóquio Internacional Portugal e o Mundo - Processos Interculturais na Música: O Papel de Portugal na Música do Mundo desde o Século XV (Lisboa, dezembro de 1986) [colóquio organizado pelo International Council for Traditional Music e pela Universidade Nova de Lisboa].

BENJAMIN, Walter. 1983. "A Obra de Arte na Época de suas Técnicas de Reprodução". In Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno (P. E. Arames, org.). São Paulo: Abril. pp .3-28.

BLACKING, J. 1977. L'Homme Producteur de Musique (seconde partie). Musique en leu 29 : 108-116.

__________. 1983. How Musical is Man? Seattle and London: University of Washington Press.

BLAUKOPF, Kurt. 1951. Musiksoziologie. Eine Einfiihrung in die Grundbegrieffe mit Besonder Berücksichtigun g der Soziologie der Tonsysteme. Wien.

BOAS, Franz. 1955. Primitive Art. New York: Dover.

__________. 1988. The Central Eskimo. Toronto: Coles.

BOEHMER, Konrad. 1972. Adorno, Musique, Societé. Musiqu e en leu 7: 34-43.

BOILES, Charles & 1. J. NATTIEZ. 1977. Petite Histoire Critique de I'Ethnomusicologie. Musique en leu 28 : 26-53.

BOSE, F. 1972. Die Musik der Tukáno und Desána. Jahrbu ch fuer Musikatisches Volks unâ Voelkerkunde 6.

BOULEZ, Pierre. 1972. A Música Hoje. São Paulo: Perspectiva.

BOURDIEU, Pierre. 1983. "O Campo Científico". ln Bourdieu (Renato Ortiz, org.). São Paulo: Ática. pp. 122-155.

BRUM, Marciano. 1197. Atravez da Música: Bosquejos Históricos. Rio de Janeiro: Officinas Gráphicas de I. Bevilacqua & C.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1976. "Processos de Articulação Étnica". ln Identidade, Etnia e Estrutura Social (Roberto Cardoso de Oliveira). São Paulo: Pioneira. pp . 53-78.

CARPEAUX, Otto M. 1959. História da Literatura Ocidental. Rio de Janeiro: O Cruzeiro. (8 volumes).

__________. 1977. Uma Nova História da Música. 3a. edição. Rio de Janeiro: Alhambra.

CHARLES, Daniel et alii. 1972. Relire Adorno. Musique en l eu 7.

CHASE, Gilbert. 1958. The Music 01 Spain. New York: Dover.

__________. 1976. "Musicology, History, and Anthropology: Currents Thoughts". ln Current Thought in Musicology (J.W. Grubbs, ed.). Auslin: University of Texas Press. pp. 231 246.

CLASTRES, Pierre et alii. 1971. Anthropologie er Impérialisme (II). Les Temps Modernes 299/300 : 2345-2407.

COHN, Gabriel 1986. "Introdução: Adorno e a Teoria Critica da Sociedade". ln T. W. Adorno. (Gabriel Cohn, org.). São Paulo: Ática. pp. 7-30.

COPANS, Jean. 1974. "Da Etnologia à Antropologia". ln Antropologia ; Ciência das Sociedades Primitivas? (J. Copans et aliiv. Lisboa: Edições 70. pp . 13-56.

COROMINAS, J. 1954. Dicionarin Crítico Etimológico de la Lengua Castellana, Madrid:Editorial Gredos (4 volumes).

CORRÊA DE AZEVEDO, Luís Heitor. 1952. Bibliografia Musical Brasileira (1820-1950). Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro.

DAHLBACK, K. 1958. New Methods in Vocal Folk Music Research. Oslo: Oslo University Press.

DENSMORE, Frances. 1922. Northern Ute Music, Washington : Smithsonian Institutional Bureau of American Ethnology (Bulletin 75).

DUMONT, L. 1970. Homo Hierarchicus: Ensayo sobre el Sistema de Castas. Madrid: Aguilar.

__________. 1985. O Individualismo: Uma Perspectiva Antropológica da Ideologia Modema. Rio de Janeiro: Rocco.

ENGELMANN, Amo. 1978. "Introdução". ln Wolfgang Kõhler (Amo Engelmann, org.). São Paulo: Atica. pp. 7-36.

ETZKORN, K. Peter. 1973. "Sociologists and Music". ln Music and Society: The Later Writings of Paul Honigsheim (Peter K. Etzkorn, ed.). New York: John Wiley & Sons. pp. 3-40.

__________. 1985. Letter from the Editor. Ethnomusicology 29 (3 ): 395 -396.

ETZKORN, K. Peter, ed. 1973. Music and Society: The Later Writings of Paul Honigsheim. New York: John Wiley & Sons.

FELD, Steven. 1982. Sound and Sentiment: Birds, weeping, Poetics and Song in Kaluli Expression, Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

__________. 1984. Communication, Music, and Speech about Music. Yearbook for Traditional Music 16: 1- 18.

__________. Resenha de How Musical is Man?, de J. Blacking. Manuscrito citado em Boilês e Nattiez 1977.

FOUCAULT, Michel. 1985. As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes.

FREIDSON, Eliot (org.). 1971, The Professions and Their Prospects. Beverly Hills: Sage Publications.

GEERTZ, C. 1978. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar.

GELAIT, R. 1977. The Fabulous Phonograph, 1877-19 77. New York: Macmillan.

GILLIS, Frank L. 1980. Alan P. Merriam (1923- 1980). Ethnomusicology 24 (3): v-vi.

GILMAN, B. I. 1891. Zuni Melodies. Journal of American Ethnology and Archaeology I.

GOODE, W. 1969. "The Theoretical Limits of Professionalization". ln The Semi-Professions and their Organization: Teachers, Nurses, Social Workers (Arnitai Etzioni, org.). New York: Collier Macmillan.

GRAF, Walter. 1974. Die Vergleichende Musikwissen schafl in Õsterreich seit 1896. Yearbook for Traditional Music 6: 15-43.

GRAMSCI, Antonio. 1968. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

HALLOWELL, A. I. 1976. "The Beginnings of Anthropology in America ". ln Selected Papers from the American Anthropologist (1888-1920) (F. de Laguna, ed.). Washington: American Anthropological Association. pp. 1-90.

HAMELINE, Jean -Yves. 1978. "Histoire de la Musique et de ses Effects". ln Le Pouvoir des Sons (E. Durnaurier, org.). Paris: Institut National de I'Audiovisuel. pp. 11-35.

HARRIS, Marvin. 1979. EI Desarollo de la Teoria Antropológica: Una História de las Teorias de la Cultura. México: Siglo Veintiuno.

HARRISON, F. L. 1963. "American Musicology and the European Tradition". ln Musicology (F. L. Harrison et alii). Westport: Greenwood Press. pp. 1-85.

HEGEL, G. W. F. 1974. Estética: Pintura e Música (Livro VI da Estética). Lisboa: Guimarães.

HEIDBREDER, Edna. 1964. Psicologias del Siglo XX. Buenos Aires: Paidos.

HEIDEGGER, Martin. 1984. "A Coisa". ln Mitologia (Eudoro de Sousa, tradutor). Lisboa: Guimarães. pp. 235-271.

HERSKOVITS, Melville J. 1944. Drums and Drummers in Afro-Brazilian Cult Life. Musical Quarterly 30: 479-492.

HERZOG, G. 1935. Special Song Types in North American Indian Music. Zeitschrift für Yergleich ende Musikwis sens chaft 3 (112): 1 -11.

__________. 1949. "Salish Music", ln Indians of the Urban Northwest (M.W. Smith, ed.). New York: Columbia University Press. pp. 93-109.

HINDLEY, Geoffrey (ed.). 1977. The Larousse Encyclopaedia of Music, London: Hamlyn.

HOOD, Mantle. 1960. The Challenge of "Bi-Musicality". Ethnomusicology 4 (2): 55-59.

HORNBOSTEL, Erich M. von. 1982. "La Música de los Makuschi, Taulipang y Yekuana. Ln DeI Roraima ai Orinoco (1'. Koch-Grünberg). Caracas: Banco Central de Venezuela, 3° volume, pp. 331 -366.

IMBERTY, Michel. 1979. Entendre la Musique: Sémantique Psychologique de la Musique. Paris: Bordas.

__________. 1981. Les Écritures du Temps: Sémantique Psychologique de la Musique. Tome 2. Paris: Bordas.

JACOB, L. (ed.). 1845. Oeuvres de F. Rabelais. Paris: Charpentier Librairie - Éd ileur.

JAEGER, Werner. 1965. Cristianismo Primitivo y Paidéia Griega. México: Fondo de Cultura.

KANT, Immanuel. 1961. Critica del Juicio. Buenos Aires: Losada.

KOCH-GRÜNBERG, T. 1982. Del Roraima al Orinoco. Caracas: Banco Central de Venezuela. (3 volumes).

KOLINSIG. M. 1936. "Suriname Music". ln Suriname Folklore. (M.J. Herskovits & Frances S. Herskovns, eds.). New York. pp. 489 -758 (Columbia University Contributions to Anthropology 27).

__________. 1949. La Música dei Oeste Africano. Revista de Estúdios Musicales I: 191-215.

__________. 1959. The Evaluation of Tempo. Ethnomusicology 3: 45 -57.

KUHN. T.S. 1975. A Estrutura das Revoluções Cientificas. São Paulo: Perspectiva.

KUNST. J. 1950. Musicologica: A Study of th e Nature of Ethno-Musicology, its Problems, Methods and Representative Personalities. Amsterdam Koninklijke Vereeging Indisch Insrirur.

KUPER. A. 1978. Antropólogos e Antropologia. Rio de Janeiro: F. Alves.

LANGER, Susanne K. 1960. Philosophy in a New Key. Cambridge: Harvard University Press.

LARSON, M. Sarfary, 1977. The Rise of Professionalism, A Sociological Analysis, Berkeley: University of Califomia Press.

LECLERC, G. 1973. Crítica da Antropologia. Lisboa: Estampa.

LEIBOWITZ, René. 1957. La Evolución de la Música: de Bach a Sch6nberg. Buenos Aires: Nueva Visión.

LEUCHTER, Erwin. 1946. La História de la Música como Reflejo de la Evolución Cultural. Buenos Aires: Ricordi.

LÉVI-STRAUSS, C. 1962. A Crise Moderna da Antropologia. Revista de Antropologia 10 (12): 19-26.

__________. 1969. "O Futuro dos Estudos de Parentesco". ln Organização Social (Roque de Barros Laraia, org.). Rio de Janeiro: Zahar. pp. 124-150.

__________.1970. "Introdução: História e Etnologia". ln Antropologia Estrutural (C. Lévi-Strauss). Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro. pp. 15-43.

LOMAX, A. 1968. Folk Song Style and Culture. Washington: American Association for the Advancement of Science.

LUCAS, Maria Elizabeth. 1980. "Classe Dominante e Cultura Musical no Rio Grande do Sul: Do Amadorismo à Profissionalização". ln Rio Grande do Sul: Cultura e Ideologia (l. H. Dacanal, org.). Porto Alegre: Mercado Aberto. pp. 150-167.

LYONS, John. 1974a. Introduction to Theoreticat Linguistics. Cambridge University Press.

__________. 1974b. Semântica Estrutural. Lisboa: Presença.

MANNHEIM, Karl. 1950. Ideologia e Utopia . Porto Alegre: Globo.

MAUSS, Marcel. 1979. "A Prece" [1909]. ln Antropologia: Marcel Mauss (R. Cardoso de Oliveira, org.). São Paulo: Ática. pp. 102-146.

MCALLESTER. David P. 1954. Enemy Way Music. Peabody Museum Papers 41 (3).

__________. 1963. Ethnomusicology: The Field and the Society. Ethnomusicology 7 (3) : 182-186.

MCLEOD, Norma. 1973. From the Editor. Ethnomusicology 17 (2): v-vi.

MENEZES BASTOS, Fernando José de. 1987. Panorama das Idéias Estéticas no Ocidente (de Platão a Kant). Brasília: Editora Universidade de Brasília.

__________. 1973. Categorias de Canais sensoriais perceptuais e de Campos Percepto-Cognitivos: Um Ensaio sobre a Codificação Sensorio-Perceptual da Cognição Brasileira. Manuscrito.

__________. 1977. "Situación del Músico en la Sociedad" ln América Latina en su Música (I. Arelz, relatora). México: Siglo Veintiuno. pp. 103- 138.

__________.1982. Musique et Societé au resu: Introduction au Language Musical Brésilien. Cultures 8 (2): 54-73.

__________. 1983. Elementos para uma Reflexão Inicial Sobre a Questão da Preparação para o Trabalho: Conceituação e Valoração de "Trabalho". Manuscrito.

__________. 1986a. "Mas eu não entendo nada de música". Para uma Crítica Antropológica a Etnomusicologia ou ao Casamento da Antropologia Sem Música com a Musicologia Sem Homem. Comunicação apresentada à 15ª Reunião Brasileira de Antropologia (Curitiba, março de 1986), GT "Antropologia Estética e Ergologia (Lux VidaI e Berta Ribeiro, coordenadores).

__________. 1986b. Ser indio, Cantando Música Portuguêsa: Manipulação Etnica e musical entre os Indios Kiriri de Mirandela, Estado da Bahia, Brasil. Comunicação apresentada ao Colóquio Internacional Portugal e o Mundo - Processos Interculturais na Música e Papel de Portugal na Música do Mundo desde o Século XV (Lisboa: dezembro [colóquio organizado pelo International Council for Traditional MUSIC e pela Universidade Nova de Lisboa).

__________. 1990. A Festa da Jaguatirica - Uma Partitura Critico-Interpretativa, Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade de São Paulo.

__________. 1993. Between Authenticity and Entertainment: Towards a Anthropological History of Ethnic Folkways Library. Research Project presented to Smithsonian Institution.

MERRIAM, Alan P. 1951. Songs of the Afro-Bahian Cults: an Ethnomusicological Analysis, Tese de doutorado em Antropologia, Northwestern University.

__________. 1964. The Anthropology of Music. Northwestern University Press.

__________. 1967. Ethnomusicology of the Flathead Indians, New York: Werner-Green.

__________. 1969. Ethnomusicology Revisited. Ethnomusicology 13 (2): 213-229.

__________. 1977. Definitions of Comparative “musicology” and "Ethnomusicology": A Historical-Theoretical Perspective. Ethnomusicology 21 (2): 189-204.

MERRIAM, Alan P. et alii. 1966. The Anthropology of Music - a CA Book REVIEW. Current Anthropology 7 (2): 2 17-2 30.

MEYER, Leonard B. 1967. Music, The Arts and Ideas. Chicago: University of Chicago Press.

MOLAND Louis (ed.), 1950. Oeuvres de Rabelais. Tome II. Paris: Editeurs Garnier Frêres.

MONOD, Jean et alli. 1970-1971. Anthropologie et Impérialisme. Les Temps Modernes 293 /294: 1061-1201.

NATTIEZ, J .L. 1975. Fondements d'une Sémiologie de la Musique. Paris: Union Générale d 'Édileurs.

NETTL. Bruno. 1956. Music in Primitive Culture. Cambridge: Harvard University Press.

__________. 1964. Theory and Method in Ethnomusicology, London: Free Press.

PESSANHA, José Américo Morta. 1979. "Platão: Vida e Obra" (José Américo Motta Pessanha, org.). São Paulo: Abril. pp. v-xxiv.

PINTO, Tiago de Oliveira. 1983. Considerações sobre a Musicologia Comparada Alemã Experiências e Implicações no Brasil. Boletim da Sociedade Brasileira de Musicologia 1: 69-106.

RANDEL, Don Michael (ed.). 1978. The Harvard Concise Diccionary of Music. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press.

READ, O. & Walter L. WELCH. 1976. From Tin Foil to Stereo: Evolution of the Phonograph. 2nd. ed. Indian apoías: Howard W. Sons & Co., Inc. and the Bobbs-Merrill Coo.

REDFIELD, Robert et alii. 1936. Memorandum on the Study of Acculturation, American Anthropologist 38: 148-152.

RICE, T. 1983. From the Editor. Ethnomusicology 27 (2): v.

RIEMANN, H. 1908. Grundiss der Musikwissenschaft, WissetlSchaft und Bildung 34.

RITZER, G. 1971. "Prófessionalism and the Individual". ln The Professions and Their Prospects (E. Freidson, org.). Beverly Hills: Sage Publications. pp. 59 -75.

ROBERTS, Helen H. 1933. Form in Primitive Music. New York: Norton.

__________. Musical Areas of Aboriginal North American Indians, New Haven: Yale University Press (Publication in Anthropology 12).

ROUSSEAU, J .J. 1978. "Ensaio sobre a Origem das Línguas no qual se fala da Melodia e da Imitação Musical". ln Rousseau (M.S. Chauí, org.). São Paulo: Abril. pp. 159 -199.

ROWELL, Lewis. 1987. Introducción a la Filosofia de là Música: Antecedentes Históricos e Problemas Estéticos. Barcelona: Gedisa.

SACHS, Curto 1947. História Universal de los Instrumentos Musicales. Buenos Aires: Cenrurion.

__________. 1953. Rhythm and Tempo. New York: Norton.

__________. 1962. The Welsstring of Music. The Bague: M. Nijhoff.

SCHNEIDER, Marius. 1952. Contribuición a la Música Indígena de Mato Grosso (Brasil). Anuário Musical 7: 159-175.

SEEGER, Charles. 1956. History of Past Organizations to the Founding of SEM. EthnoMusicology Newsletter 6: 1-3.

__________. 1977. Studies in Musicology: 1935-1975. Berkeley: University of Califomia Press.

SHEPHERD, John et alii. 1977. Whose Music? A Sociology of Musical Languages, London: Transaction Books.

SOUSA, Eudoro (ed.). 1966. A Poética de Aristóteles. Porto Alegre: Globo.

SPENGLER, Oswald. 1973. A Decadência do Ocidente: Esboço de uma Morfologia da História Universal. 23 edição condensada. Rio de Janeiro: Zahar.

STONE, Ruth M. & Nancy A. CASSEL. 1986. From the Editors. SEM Newsletter 20 (3): 2.

STUMPF, Carl. 1883. Tonpsychologie. Vol. I. Leipzig.

__________. 1886. Lieder der Bellakul a Indianer. Vierteljahresschrift fiir Musikwissenschaft 2: 405 426.

__________. 1890. Tonpsychologie. Vol. II. Leipzig.

SUPICÍC, Ivo. 1971. Musique et Societé: Perspectives pour une Sociologie de la Musique. Zagreb: Institut de Musicologie.

TELLO, Francisco José León. 1962. Estudios de História de la Teoria Musical. Madrid: Instituto Español de Musicologia.

TINHORÃO, José Ramos. 1981. Música Popular: do Gramofone ao Rádio e TV. São Paulo: Atica.

TOFFANIN, Giuseppe. 1965. Storia Letteraria d'ltalia, II Cinquecento. 73 ed. Milano: Casa Editrice Dr. Francesco Vallardi.

TOYNBEE, A. 1963. Estudio de la História. Vol. XII: Las Perspectivas de la Civilización Occidental, Buenos Aires: Ernecé.

TRAJANO FILHO, Wilson. 1984. Músicos e Música no Meio da Travessia. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília.

WARD, John Owen (ed.). 1975. The Concise Oxford Dictionary of Music. London: Oxford University Press.

WARMINGTON, Erich H. & Philip G. ROUSE (eds.). 1956. "Platos The Republic", ln Great Dialogues of Plato (E .H. Warmington & P.G. Rouse, eds.). New York: The New American Library. pp. 125-422.

WATERMAN, Richard A. 1952. "African Influence on the Music of the Américas". Ln Acculturation in the Americas (Sol Tax, ed.). Proceedings of the 29th International Congress of Americanists. Vol. II: 207-218.

WEBER, Max. 1944. "Los Fundamentos Racionales y Sociológicos de la Música". ln Economia y Sociedad (Max Weber). México: Fondo de Cultura. vol. II, pp. 1118-1183.

WEBERN, Anton. 1984. O Caminho para a Música Nova. São Paulo: Novas Melas.

WILENSKY, Harold L. 1970. "The Professionalizarion of Everyone?" ln The Sociology of Organizations: Basic Studies (O. Grusky & G. A. Miller, eds.). New York: The Free Press. pp. 483-501.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Edição

Seção

Artigos Livres