To Jiggle at the crossroads: the Nação Zambêracatu (re) enchanting the city of bits and bricks

Authors

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15602

Abstract

Abstract: This text has as its driving force to follow the imbrications between the Nação Zambêracatu, the Maracatu of the city of Natal, in Rio Grande do Norte, and the city, be it “of asphalt and bricks” or be it a mediatized city. Through an ethnographic experiment, which took place between 2020-2022, we bet on the “jiggle at the crossroads” as a tool to scrutinize the uses and (re) appropriations of the city space by this collective, in particular, their small, naughty and marginal practices that strike the adversaries through aesthetic and inventive juggling.

Author Biographies

Matheus Barbosa da Rocha, UFRN

Matheus Barbosa da Rocha é doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mesma instituição em que trabalhou como professor substituto (2019-2020). Integrante do grupo de pesquisa "Política, Produção de Subjetividade e Práticas de Resistência" do PPGPSI-UFRN. Atua no campo da Saúde Coletiva, Educação e Direitos Humanos. No âmbito da pesquisa, tem interesse em trabalhos interventivos e participativos, principalmente junto às seguintes temáticas: cidade e processos urbanos; cultura popular; educação popular em saúde; políticas cotidianas de populações historicamente marginalizadas; religiosidade e tradições afro-brasileiras e descolonização do conhecimento.

Maria Teresa Nobre, UFRN

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO-1984), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2006) e Pós-doutorado na mesma área, também na UFC (2017) com passagem pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) como Investigadora Visitante durante parte do estágio pós-doutoral. Foi docente da Universidade Federal de Sergipe entre 1991 e 2011. Professora Associada aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de 2012, é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Membro do Grupo de Estados e Pesquisa sobre Política, Produção de Subjetividades e Práticas de Resistência (GENTILEZA-UFRN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC-UFS). Participa do GT Políticas de Subjetivação e Invenção do Cotidiano da ANPEPP, é Membro do Conselho Consultivo do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio da UFRN e apoiadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. Realiza trabalhos de pesquisa-intervenção na perspectiva da Análise Institucional atuando principalmente nos seguintes campos: direitos humanos, políticas públicas, gênero, cidade e etnografias urbanas.

Published

2024-02-10

Issue

Section

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo