"WE CAN'T GO BACK THERE"

Authors

DOI:

10.48074/aceno.v10i23.15135

Abstract

Some of the important contributions of anthropological and sociological studies of children and childhoods is to consider the agency of children and to recognize childhood in its plurality. We presente the craft photographic essay constituted from an ethnography with children from the community school of Early Childhood Education, located inside a landfill, emically represented as Lixão, in the northern coast of Rio Grande do Sul, Brazil. The strangeness reverberated in the handmade sewing seized in the plurality of looks and lenses of the children in dialogue with the singularities of the context, revealing subjectivities of the interlocutors – children and workers - in the daily life of the community school of Early Childhood Education and the dump, in na inseparable way.

Author Biographies

Vanessa Silva Bernardes, UERGS

Graduada em Pedagogia (FACOS-UNICNEC, 1999). Especialista em Psicopedagogia- Clínica e Institucional (FUCAP, 2011). Especialista em Educação para diversidade (UFRGS, 2012). Especialista em Gestão da Educação (UFRGS, 2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional (PPGED/UERGS, 2021). Membro do Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas (GEPRACO/ CNPq). Professora no Sistema Municipal de Ensino de Capão da Canoa (2010), na área da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos Iniciais). Atualmente atua na Gestão da EMEI Carrossel. Tem interesse na área dos Estudos das Infâncias e Educação Infantil.

Leandro Forell, UERGS

Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Feevale. Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Litoral Norte. Professor permanente do PPGED/UERGS - Programa de Pós-Graduação em Educação. Lider do Grupo de Estudos em Práticas Corporais - GEPRACO, Tem desenvolvido pesquisas em em Políticas Públicas de Esporte, Lazer e Educação estudos etnográficos e formação continuada e permanente . Possui interesse em estudos históricos que relacionem educação a Políticas Públicas.

Fabiana Gazzotti Mayboroda, UNICNEC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017), na linha de pesquisa: História, Políticas Públicas e Educação. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Supervisão e Administração Escolar, com ênfase em Psicopedagogia, pela Universidade Feevale (2005). Especialista em Educação Integral e Integrada na Escola Contemporânea pela FACED/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Participa do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), do Grupo de pesquisa EBRAMIC/UNISINOS - Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar e é vice líder do GEPRACO/UERGS - Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas. Atuou na área da Educação como: Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Professora da Sala de Recursos Multifuncional e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, Educação Infantil e Supervisão Escolar, utilizando ferramentas da Antropologia. É supervisora escolar do município de Capão da Canoa e Coordenadora da Pós-Graduação do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, além de atuar como professora adjunta nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário.

Published

2023-12-31

Issue

Section

Ensaios Fotográficos