"Muita religião, seu moço!": entre santos, espíritos, pretos velhos, pombas-gira e nkises
DOI:

Resumo
Este trabalho tem como fio condutor a trajetória de Pedrina de Lourdes Santos como capitã de congado, importante expressão da religiosidade afromineira. Além de capitã, Pedrina é kardecista, umbandista e frequenta o candomblé. Embora o contexto da pesquisa tenha sido o congado, o trabalho acabou sendo recortado por diversos espaços, tendo em vista a própria característica do sujeito da pesquisa, uma pessoa ecumênica, como ela se define. Os movimentos de Pedrina me levaram a percorrer diferentes sítios e trajetos numa complexa rede tramada entre confluências de práticas, processos e conexões. Isso me obrigou a sair da lógica de se pensar o religioso a partir de doutrinas, instituições e rituais e a focar na experiência de Pedrina. O congado na vida de Pedrina é lugar de encruzilhada, de interseção de suas vivências religiosas, não para fundir tudo numa unidade, mas para seguirem enquanto pluralidades, numa lógica que não anula as diferenças.
Referências
ANJOS, José Carlos Gomes dos. No território da linha cruzada: a cosmopolítica afro-brasileira. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Fundação Palmares, 2006.
BIRMAN, Patrícia. O que é Umbanda. São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1985.
CAPONE, Stefania. A Busca da África no Candomblé: tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Pallas, 2004
CAVALCANTI, Maria Laura V. de Castro. O mundo invisível: cosmologia, sistema ritual e noção de pessoa no espiritismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Sociais, 2008.
COUTO, Patrícia B. Festa do Rosário: iconografia e poética de um rito. Niterói, RJ: EdUFF, 2003.
DANTAS, Beatriz Góis.. Vovó nagô e papai branco: usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
______ . A Taeira de Sergipe. Petrópolis: Vozes, 1972.
FERRETI, Sérgio F. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: EdUSP; São Luis: FAPEMA, 1995.
FONSECA, Gonzaga L. História de Oliveira. BH: Ed. Bernardo Alves, 1961.
GIUMBELLI, EMERSON. Verbete Ecumenismo. In: SANSONE, Lívio; FURTADO, Claudio Alves. Dicionário crítico de Ciências Sociais dos países de fala oficial portuguesa. Salvador: EDUFBA, 2014
LEWGOY, Bernardo. Etnografia da leitura num grupo de estudos espíritas. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n.22, p. 255-282, jul/dez. 2004.
LUCAS, Glaura. Os sons do Rosário: O Congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
MALUF, Sônia W. Além do templo e do texto: desafios e dilemas do estudo de religião no Brasil. Revista Antropologia em Primeira Mão, v. 124, UFSC, Florianópolis: UFSC, 2011.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.
MARTINS, Saul. Congado: família de sete irmãos. Belo Horizonte: SESC, 1988.
MARCUS, George E. Ethnography in/of the World System: The Emergence of Multi-Sited Ethnography. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, California, vol.24, 1995, p. 95-117.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Os tambores estão frios: herança cultural e sincretismo religioso no ritual de candombe. Juiz de Fora: Funalba Edições; BH: Mazza Edições, 2008.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Introdução ao estudo do Congado. Belo Horizonte: PUC-MG, 1974.
POEL, Francisco van der. Dicionário da religiosidade popular: cultura e religião no Brasil. Curitiba: Nossa Cultura, 2013.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
SHAW, Rosalind; STEWART, Charles. Syncretism/Anti-Syncretism: the politcs of religious syncretism. London and New York: Routledge, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.