Tortura moral na gestão do trabalho de professoras universitárias: dimensões de um dispositivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48074/aceno.v11i26.18467


Resumo

Este artigo analisa elementos constituintes de um dispositivo de correção de professoras universitárias de forma que, no exercício da docência em instituições públicas de Ensino Superior, sofram processos de violência institucional. A partir do testemunho de cinco docentes passou-se à análise teórica do dispo0sitivo em pauta. Observamos que códigos morais compartilhados são utilizados para justificar as violências utilizadas como estratégias de correção, ao mesmo tempo que a hierarquia institucional valida os atos de violência institucionalizados que utilizam procedimentos como avaliação de estágio probatório, processos administrativos disciplinares, pedidos de progressão, dentre outros, para perseguição de docentes. A elaboração teórica sobre os dados resultou na definição do conceito de tortura moral como nomeação apropriada ao dispositivo estudado, especificando que se trata de violência institucionalizada de Estado e não de uma questão meramente marcada por relações interpessoais.

Biografia do Autor

  • Catarina Dallapicula, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. 

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora de Ensino Superior da Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios da Universidade do Estado de Minas Gerais. Realiza e orienta pesquisas ligadas a ampliação do aceso a cidadania, ao acesso e permanência da população LGBTI+ na educação como ampliação das possibilidades de vida e à violência de gênero (especialmente na gestão do trabalho) em instituições públicas de ensino. Lattes: lattes.cnpq.br/2448340474705149 ORCID: 0000-0002-0595-3236 Contato: catarina.dallapicula@uemg.br

  • Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto

    Pós-doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Líder do grupo Caleidoscópio. ORCID: 

  • Marco Antonio Torres

    Doutor, Mestre e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2024-11-24

Edição

Seção

Dossiê Temático Identidades, diferenças e violência na cultura universitária