“Ele é negro, ele é santo, é bonito”: imagens de devoção a São Benedito, em Cuiabá, MT.
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Resumo
O presente ensaio fotográfico faz parte da pesquisa “Patrimônio cultural das populações negras da região central de Cuiabá: memória e turismo”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e desenvolvido pelo Caleidoscópio – Núcleo de Estudos de Cultura Popular (CNPq). O foco da pesquisa apoiada pela FAPEMAT é analisar questões relativas ao patrimônio cultural da área central de Cuiabá, sobretudo do entorno da Igreja de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário, com seus símbolos, patrimônio e potencial turístico. O objetivo deste ensaio, por sua vez, é destacar a importância da devoção a São Benedito, com registros da Lavagem das Escadarias da Igreja e da Festa em homenagem ao santo feitos em julho de 2023.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um bem tombado e protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como um Espaço de Memória, desde 1992. Embora a data de construção da Igreja se refira ao ano de 1730, registros históricos associam pequenos festejos populares e secretos em homenagem a São Benedito acontecendo pela cidade, principalmente nos arredores do Beco do Sebo, atualmente denominado Praça da Mandioca, desde 1722. A forte devoção a São Benedito associada à população negra escravizada que vivia no antigo Arraial da Forquilha – como primeiramente foi denominada a cidade de Cuiabá – traz à tona aspectos definidores sobre como uma memória negra atualizada no presente pode se entrelaçar com a valorização cultural, a partir da celebração da arte e das manifestações religiosas sincretizadas.
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