Educação, cidadania, democracia e desenvolvimento: reflexões em tempos de Covid-19 na educação básica do artigo
DOI:
10.48074/aceno.v10i24.15636Resumo
Este trabalho articula uma ponderação sobre a relação educação, cidadania, democracia e desenvolvimento nacional no pós-pandemia de Covid-19, na educação básica nacional. A revisão da literatura apresenta os aspectos de aplicação de sistemas e ferramentas tecnológicas para mitigar os impactos e/ou efeitos negativos decorrentes da interrupção das aulas presenciais nas escolas da rede pública de ensino. É um estudo qualitativo, com caráter exploratório, bibliográfico e descritivo, o qual utilizou-se de dados de pesquisas que retratam as perdas de aprendizagem e a evasão escolar que reverberam na formação cidadã dos alunos, com repercussão na sociedade democrática e no desenvolvimento do país. Retrata, assim, um contexto pós-pandêmico que expôs ainda mais as fragilidades do sistema educacional público e formal naquilo que se refere a infraestrutura, acessibilidade e qualidade do ensino para, ao final, promover uma reflexão a respeito dos possíveis desafios futuros e crescentes da educação pública após esse período de exceção.
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