O mundo onírico e o fetiche do consumo: dimensões simbólicas e dispositivos culturais do capitalismo

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15614

Resumo

Este artigo aborda as dinâmicas materiais e culturais do capitalismo na constituição da dimensão simbólica do consumo atual. Ao explorar o conceito de fetiche e o Efeito Diderot delineamos como a publicidade atua no processo de produção de orientações culturais de consumo por meio da diferenciação e designação de significados culturais e identitários.

Biografia do Autor

Rogéria Briglia Canuto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Design Gráfico pela Universidade (Aracaju, Sergipe). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC (Ilhéus, Bahia). Pós-graduação em Redes Digitais, Política e Cultura (PUC-São Paulo).

Gláucia Briglia Canuto, Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

Graduação em direito pela Universidade Tiradentes (Aracaju, Sergipe). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC (Ilhéus, Bahia). Pós-graduação em Redes Digitais, Política e Cultura (PUC-São Paulo).

Roque Pinto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. DEA e Doutor emAntropologia Social com Menção Doctor Europaeus pela Universidad de La Laguna, Tenerife, Espanha. ProfessorTitular de Antropologia na Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil.

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Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo