Ecoar o possível: do currículo queer a queerização da teoria de currículo

Autores

  • Thiago Ranniery t.ranniery@gmail.com
    UFRJ

DOI:

10.48074/aceno.v9i21.13766

Resumo

Este texto performa a montagem de um nome e de uma figura, ecoar o possível, para interrogar a combinação entre teoria queer e (teoria de) currículo, argumentando em torno de um exercício deslocamento do currículo queer para a queerização da teoria de currículo. Para tanto, parto da experiência de orientar pesquisas descritas sob o arranjo currículo, gênero e sexualidade e organizando o artigo em três partes: a primeira explora as encrencas de uma leitura paranoica do currículo; a segunda retoma o possível de Gilles Deleuze e as noções de eco e escuta na teoria curricular; por fim, o texto situa o queer para além do reconhecimento da diferença.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Políticas Públicas, Processos Formativos e Direito à Diferença