Por entre diários de pesquisa: uma tentativa de desnaturalizar os conceitos de indisciplina e deficiência: um modo de pensarmos as práticas de cuidado de si e do outro no cotidiano escolar

Autores

  • Anelice Ribetto anelatina@gmail.com
    UERJ
  • Débora Madeira debossmadeira@gmail.com
    Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais- Faculdade de Formação de Professores- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO https://orcid.org/0000-0001-8650-1380

DOI:

10.48074/aceno.v9i21.13734

Resumo

Na tessitura deste artigo buscamos fazer um recorte das inquietações que compõem uma dissertação, que foi desenvolvida coletivamente, junto a um grupo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade Pública. Trata-se de um exercício do pensamento que propõe o diário de pesquisa como uma força expressiva que pode suscitar a conversa colocando em debate as nomeações que são dadas a alguns estudantes, categorizando-os como deficientes e indisciplinados. Problematizando ainda, o cuidado de si e do outro que estamos produzindo na educação.

 

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Políticas Públicas, Processos Formativos e Direito à Diferença