Relações de Gênero e Sexualidade no Brasil: desafios interseccionais e justiça para mulheres negras e LBT’s

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v9i21.13600

Resumo

As autoras propõem diálogo sobre justiça, educação e produção de conhecimento, ao retomar o histórico da categoria gênero e ao revisitar as abordagens de raça, classe, etnia, geração e, sobretudo, ao considerar as interseccionalidades das categorias sociais. Assim, no presente artigo, são focalizados os desafios quanto à justiça em suas variadas acepções, tais como justiça acadêmica, justiça epistêmica, justiça científica e justiça distributiva. Para realizar o diálogo proposto, as autoras lançam mão do trançado entre abordagens feministas, éticas, políticas, de modo a reafirmar o Direito à Educação. O texto traça caminho pautado em pesquisas e na trajetória da produção de conhecimento sobre gênero e sexualidade, de modo a defender que há acúmulo de pesquisa e interface com os movimentos sociais, de modo a fortalecer a relação entre justiça e educação e, ainda, ao colocar a universidade ao dispor da formação, da autonomia e da liberdade das mulheres negras, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis.

Biografia do Autor

Daniela Auad, UFSCar e UFJF

Daniela Auad formou-se na Graduação, no Mestrado e no Doutorado pela Universidade de São Paulo, na Faculdade de Educação (FEUSP). Atualmente, é Professora Permanente Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba, (PPGEd-So/UFSCar), na Linha de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais, assim como é também docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF), na Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Movimentos Sociais. Na Graduação, é responsável por disciplinas da área de Sociologia da Educação; Feminismos, Gênero e Interseccionalidades; Estado, Sociedade e Educação; Relações de Gênero e Educação, em perspectiva feminista. Concluiu pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2008. Na Universidade de São Paulo (USP), realizou Doutorado em Sociologia da Educação (2004), Mestrado em História e Filosofia da Educação (1998) e Graduação em Pedagogia (1995). Na Iniciação Científica, no Mestrado e no Doutorado, foi contemplada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Realizou, durante o Doutorado, estágio de pesquisa em Paris, no Instituto de Pesquisa em Ciências Contemporâneas (IRESCO), associado ao CNRS e à Universidade Paris 8. Atuou como assessora técnica da Coordenadoria Especial da Mulher do Município de São Paulo e foi, no âmbito desta função, coordenadora do primeiro Curso de Gênero para Educadores da Rede Municipal da Cidade de São Paulo (2004). É autora dos livros Feminismo: que história é essa? (DP&A, 2003), Educar Meninas e Meninos: relações de gênero na escola (Contexto, 2006), Gênero e Políticas Públicas: avanços e desafios (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres & UCDB/MS, 2008); O Professor e a Professora diante das Relações de Gênero na Educação Física Escolar (Cortez, 2012). É líder e fundadora, ao lado da Profa. Dra. Cláudia Regina Lahni, do Flores Raras: Educação, Comunicação e Feminismos, Grupo de Estudos e Pesquisas que, tanto na Universidade quanto no âmbito de variados Movimentos Sociais, desenvolve atividades de docência, pesquisa, extensão, debate, ocupação, resistência e transformação. Foi, em 2017 e 2018, Conselheira do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais, na vaga de Notório Saber, e representante no Observatório da Igualdade de Gênero e Interseccionalidades do Governo do Estado de Minas Gerais.

Denize Sepulveda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Coordenadora Adjunta e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos (GESDI) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Sub líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira (GEPCEB) da Universidade Federal Fluminense. Bacharel e Licenciada em História. Especialista em Educação Especial pela UFF. Especialista em Psicopedagogia pela PUC - Rio. Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio. Mestre em Educação pela UFF. Doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Pós-doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Pós-doutora em Educação pela UFF.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Políticas Públicas, Processos Formativos e Direito à Diferença