Incômodos à norma ou táticas identitárias nas políticas educacionais para a diferença

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v9i21.13585

Resumo

Este texto é uma tentativa de abordar a questão orientadora: para quem é possível renunciar à identidade? Diante dessa pergunta, o objetivo geral que embasa essa discussão é problematizar as identidades como posições estratégicas que oferecem condições para questionar a norma. A proposição é na perspectiva de assinalar as torções e as criações que as identidades culturais contribuem para o campo da Educação. Este texto é amparado pelos estudos culturais, pelas contribuições foucaultianas e pelos debates de gênero e é resultado de um estudo qualitativo, exploratório, bibliográfico e documental.

Biografia do Autor

Samilo Takara, Universidade Federal de Rondônia

Professor da linha de Formação docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus José Ribeiro Filho e do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia - Campus Rolim de Moura. Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea (GEPECEC/UNIR).

Fernanda Amorim Accorsi, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Jornalista pelo Centro de Ensino Superior do Paraná. Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDI), campus Prof. Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora do grupo de Pesquisas e Estudos em Práticas Educativas, Corpo e Ambiente (PEPECA/DEDI/UFS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens (ARTEI/UEM). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea (GEPECEC/UNIR). Pesquisa as relações entre mídias, educação, mulheridades, feminismos, naturezas e corporalidades.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Políticas Públicas, Processos Formativos e Direito à Diferença