Potencialidades da escrita poética de uma estudante travesti num curso de especialização em gênero e sexualidade

Autores

  • Anderson Ferrari anderson.ferrari@ufjf.br
    UFJF
  • Roney Polato de Castro roneypolato@gmail.com
    UFJF
  • Cibelle Cristina Lopes e Silva roneypolato@gmail.com

DOI:

10.48074/aceno.v9i21.13530

Resumo

Este artigo traz, como ponto de reflexão, a poesia escrita por uma aluna travesti de um curso de especialização em relações de gênero e sexualidades, visando argumentar que esse curso, numa universidade pública federal, pode se constituir como ‘espaço seguro’ de constituição de si. É esse jogo de força que é o foco das nossas análises a partir da poesia, tomando a perspectiva foucaultiana como inspiração para problematizar a escrita de si e os jogos discursivos que ela aciona na produção de si e dos outros.

Biografia do Autor

Roney Polato de Castro, UFJF

Professor da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED/UFJF). Doutor em Educação pela UFJF.

Cibelle Cristina Lopes e Silva

Pedagoga, Mestre em Educação (UFF) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Docente do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Políticas Públicas, Processos Formativos e Direito à Diferença