Representações sociais sobre os jovens no contexto do novo coronavírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48074/aceno.v9i20.13207


Resumo

A juventude esteve muito presente nas notícias veiculadas a respeito do novo coronavírus.  Nesse sentido, o artigo se propôs a analisar as representações sociais dos juízos divulgados pela mídia a respeito dos jovens, tendo como objeto 1.167 comentários gerados por usuários da rede social Instagram, a partir de uma notícia, sobre o tema em questão, do Jornal O Globo. Tratou-se de um estudo documental, cujos dados foram analisados pelo software IRAMUTEQ. Os resultados obtidos apontaram a prevalência de muitas representações, mesmo que os argumentos digam respeito a uma mesma realidade social.

Biografia do Autor

  • Gustavo Bruno Pereira de Souza, Universidade Federal de Viçosa

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Superior em Administração. Bolsista Capes. Viçosa, Minas Gerais, Brasil. 

  • Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

    Phd em Family and Environment pela University of Guelph - Canadá. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil. 

  • Sheila Maria Doula, Universidade Federal de Viçosa

     PhD pelo Programa Postdoctoral de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud da CLACSO. Bacharela em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada IV da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Edição

Seção

Artigos Livres