Representações sociais sobre os jovens no contexto do novo coronavírus

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v9i20.13207

Resumo

A juventude esteve muito presente nas notícias veiculadas a respeito do novo coronavírus.  Nesse sentido, o artigo se propôs a analisar as representações sociais dos juízos divulgados pela mídia a respeito dos jovens, tendo como objeto 1.167 comentários gerados por usuários da rede social Instagram, a partir de uma notícia, sobre o tema em questão, do Jornal O Globo. Tratou-se de um estudo documental, cujos dados foram analisados pelo software IRAMUTEQ. Os resultados obtidos apontaram a prevalência de muitas representações, mesmo que os argumentos digam respeito a uma mesma realidade social.

Biografia do Autor

Gustavo Bruno Pereira de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Superior em Administração. Bolsista Capes. Viçosa, Minas Gerais, Brasil. 

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Phd em Family and Environment pela University of Guelph - Canadá. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil. 

Sheila Maria Doula, Universidade Federal de Viçosa

 PhD pelo Programa Postdoctoral de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud da CLACSO. Bacharela em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada IV da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Edição

Seção

Artigos Livres