Da harpa cristã ao hip-hop gospel: como a música marca a identidade das Assembleias de Deus no Brasil

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v8i18.12184

Resumo

Esse trabalho  pretende fazer um comparativo das mudanças culturais que perpassaram a igreja Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal da América Latina, com 22 milhões de membros no Brasil junto a sua cultura musical, que mudou da harpa cristã, hinário tradicional com músicas centenárias, cujas letras remetem a sofrimento, consolo e preocupações espirituais, passa pela novas músicas de mercado gospel da indústria cultural, onde a mensagem é de vitória financeira e chega até o hip-hop gospel, donde dentro de uma minoria da igreja denuncia as desigualdades sociais. com isso mostraremos que a musicalidade inerente da Assembleia de Deus reflete as mudanças culturais que estão passando. palavras-chave: pentecostalismo, musicalidade, mudança cultural, antropologia

Biografia do Autor

Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa, UNESP

O autor é sociólogo, filosofo e mestre em filosofia pela UNESP, doutor em ciências da religião pela UMESP, doutorando em ciências sociais UNESP-FCLAr, advogado atuante em direitos humanos formado pela ITE OAB/SP314.525, é professor da faculdades Gran tietê e USC nas áreas de antropologia e filosofia. e-mail: adv.otavio@ymail.com - Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1237323566665797

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Publicado

2022-09-12

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Seção

Artigos Livres