"Vizinhança em disputa": política interna no processo de implantação de uma auditoria fiscal em um condomínio clube na zona norte do Rio de Janeiro

Autores

Resumo

O cenário político nacional de 2018 teve fortes impactos na sociabilidade da vida urbana brasileira. Neste artigo buscamos analisar o intenso processo de disputas políticas internas que ocorrem em um condomínio clube, na Zona Norte do Rio de Janeiro.  Tais disputas, reproduzem, em grande medida, as dinâmicas das eleições presidenciais de 2018, polarização que se tornou explícita na movimentação pela sindicatura desse espaço urbano privado. Mediante o protagonismo das mídias digitais nas relações sociais do condomínio, procura-se investigar a mobilização e a articulação dos atores políticos dessa vizinhança. Para tanto, trabalhamos com dados produzidos a partir dos grupos online, onde essas articulações políticas tomam diversas formas, expondo conflitos, fofocas e rupturas que movimentam a vida política desse espaço residencial.

Biografia do Autor

Caroline M. M. Bottino, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, mestra em bens culturais e projetos sociais pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em gestão de empreendimentos turísticos pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bacharel em turismo pela Universidade Veiga de Almeida. Atua como professora convidada na pós-graduação (lato sensu) em turismo cultural, do Instituto dos Pretos Novos em parceria com a Universidade Santa Úrsula e como mediadora à distância no curso de licenciatura em turismo do Consórcio CECIERJ/CEDERJ, nas disciplinas de Transportes e Ensino à Distância.

Lívia Rabelo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. Mestre em Antropologia Social pelo Programa Interinstitucional entre a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - Minter/UFV/UFRJ e Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharel em Ciências Econômicas e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Downloads

Publicado

2021-03-22

Edição

Seção

Dossiê Temático: Formas de habitar, vizinhança e ação política