Análise de Sobrevivência Aplicada ao Trancamento de Matrícula no Curso de Graduação em Estatística de uma Universidade Federal

Autores

  • Jhessica Letícia Kirch jhessicakirch@gmail.com
    Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – ESALQ/USP
  • Anderson Cristiano Neisse a.neisse@gmail.com
    Universidade Federal de Viçosa – UFV
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso tecmav@terra.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

10.18607/ES201877030

Palavras-chave:

Análise de sobrevida, Educação Superior, Evasão, Permanência

Resumo

Este estudo apresenta uma análise sobre a evasão e o tempo de permanência dos alunos do curso de bacharelado em Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, que ingressaram no período de 2010 a 2015, por meio da Análise de Sobrevivência, com o objetivo de identificar o tempo até o primeiro trancamento de matrícula e sua dependência com o sexo, o estado civil, a naturalidade, a faixa etária e o tipo de ingresso do estudante (processo seletivo, transferência ou admissão de graduado). Na análise, conclui-se que o trancamento é realizado largamente nos primeiros 3 semestres de curso, sendo que o tempo mediano foi de 3 semestres. Com base no Teste de Logrank, não foram observadas diferenças significativas no tempo de trancamento entre o sexo do estudante, o seu estado civil e nem entre sua naturalidade. Porém observou-se que os estudantes que ingressaram no curso com menos de 25 anos apresentam uma probabilidade menor de realizar o trancamento em todos os semestres e que o fluxo escolar também apresenta dependência com o tipo de ingresso do estudante. De maneira geral, conclui-se que existe uma alta proporção de trancamentos no período em que os alunos ainda estão cursando as disciplinas introdutórias do curso e, portanto, destaca-se a importância de ações preventivas nos semestres iniciais para evitar a ocorrência excessiva de trancamento do curso.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jhessica Letícia Kirch, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – ESALQ/USP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agronômica, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – ESALQ/USP 

Bacharel em Estatística - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Anderson Cristiano Neisse, Universidade Federal de Viçosa – UFV

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria, Universidade Federal de Viçosa – UFV 

Bacharel em Estatística - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Professora do Departamento de Alimento e Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Referências

BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011.

BRASIL. Decreto n° 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de abril de 2007.

BRASIL. Portaria Normativa MEC nº 6, de 26 de fevereiro de 2014. Dispõe sobre a ocupação de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos – ProUni. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014.

COLOSIMO, E. A.; GIOLO, S. R. Análise de sobrevivência aplicada. 1 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2006. 370p.

CONSEPE. Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso. Estabelece Diretrizes para a Implantação do Regime Seriado em Cursos de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso e dá outras providências. RESOLUÇÃO nº 14, de 01 de fevereiro de 1999.

COSTA, F. J.; BISPO, M. S.; PEREIRA, R. C. F. Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a Brazilian Federal University. AUSP Manag. J., São Paulo, v. 53, n. 1, p. 74-85, 2018.

FRITSCH, R.; ROCHA, C. S.; VITELLI, R. F. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 81-108, 2015.

JUNIOR, P. L; SILVEIRA, F. L.. OSTERMANN, F. Análise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em física: um exemplo de uma universidade brasileira. Revista Brasileira de Ensino em Física, v. 34, n. 1, 2012.

LEE, E. T.; WANG, J.W. Statistical Methods for Survival Data Analysis. John Wiley & Sons, New Jersey: Hoboken, 2003.

LIMA, F. S.; ZAGO, N. Desafios conceituais e tendências da evasão no ensino superior: a realidade de uma universidade comunitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 2, p. 366-386, 2018.

SANTOS, B. S. et al. Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e permanência. Revista Brasileira de Política e Administração na Educação, v. 33, n. 1, p. 73-94, 2017.

SIEGEL, S. Estatística Não-paramétrica Para as Ciências do Comportamento. São Paulo: McGraw-Hill, 1975.

SILVA, M. G. M.; VELOSO, T. C. M. A. Acesso nas políticas da educação superior: dimensões e indicadores em questão. Avaliação, v. 18, p. 727-747, 2013.

UFMT. Projeto Pedagógico. Graduação em Estatística - Revisado. Universidade Federal de Mato Grosso. Setembro de 2010 Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018.

VAN BELLE, G; FISHER L. D.; HEAGERTY, P. J.; LUMLEY, T. Biostatistics: a methodology for the health sciences. Hoboken, NJ: Wiley-Interscience John Wiley & Sons, 2004.

VELOSO, T. C. M. A.; MACIEL, C. E. Acesso e permanência na educação superior: análise da legislação e indicadores educacionais. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 224-250, 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Kirch, J. L., Neisse, A. C., & Veloso, T. C. M. A. (2018). Análise de Sobrevivência Aplicada ao Trancamento de Matrícula no Curso de Graduação em Estatística de uma Universidade Federal. E&Amp;S Engineering and Science, 7(4), 77–87. https://doi.org/10.18607/ES201877030