Linhas de influência de vigas treliçadas

Autores

  • Benedito Carlos Teixeira Seror seror@uol.com.br
  • José Manoel Henriques de Jesus jmhenriques@terra.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia
  • Norman Barros Logsdon logsdon@terra.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Engenharia Florestal

DOI:

10.18607/ES201411601

Resumo

As linhas de influência são empregadas principalmente para se determinar o posicionamento das cargas variáveis em uma estrutura a fim de que causem efeitos máximos em certo elemento estrutural. No caso de projeto de pontes, sua compreensão torna-se condição para se analisar adequadamente os Estados Limites Últimos e de Serviços. O objetivo deste trabalho é mostrar como são obtidas as linhas de influência de esforços normais nas barras de uma treliça Pratt, típica de pontes treliçadas, com barras secundárias para diminuir o vão das longarinas do tabuleiro. O procedimento usado na preparação das linhas de influência para vigas treliçadas está intimamente relacionado com aquele empregado para as vigas, observando-se que as linhas de influência das reações de apoio da treliça são idênticas às da correspondente viga. Um método utilizado para o cálculo de esforços nas barras de uma treliça consiste em passar uma seção imaginária através da treliça, cortar a barra em questão e calcular os momentos na intersecção das outras barras cortadas pela seção. Quanto aos esforços nos montantes, os mesmos podem ser obtidos através do emprego das Equações Fundamentais da Estática, pelo denominado equilíbrio dos nós. A análise dará um passo adiante ao tratar das linhas de influência das barras secundárias da treliça estudada. Nesse sentido, este artigo ilustrará com um exemplo numérico a obtenção das linhas de influência de uma viga treliçada Pratt isostática, bi-apoiada, após a introdução do procedimento utilizado para as linhas de influência de viga isostática bi-apoiada.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Benedito Carlos Teixeira Seror

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental – PPGEEA – UFMT

Referências

LOGSDON, Norman Barros.Contribuição ao estudo das pontes de madeira. Dissertação apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo para obtenção

do título de mestre. São Carlos, 1982.

MCCORMAC, Jack C. Análise Estrutural: usando métodos clássicos e métodos matriciais. Editora LTC, 4ª edição. Rio de Janeiro, 2009.

MOREIRA, Leopoldo de Castro. Isostática, parte 2. Notas de aula. Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Rio de Janeiro, 1964.

SÜSSEKIND, José Carlos. Curso de Análise Estrutural-Estruturas Isostáticas, volume I. Editora Globo, 6a edição. Rio de Janeiro, 1983.

Downloads

Publicado

2014-05-07

Como Citar

Seror, B. C. T., Jesus, J. M. H. de, & Logsdon, N. B. (2014). Linhas de influência de vigas treliçadas. E&Amp;S Engineering and Science, 1(1), 38–51. https://doi.org/10.18607/ES201411601