Demanda de Transporte Ferroviário no Trecho Cuiabá-Rondonópolis/ MT

Autores

  • Fernanda Trevisol mmiranda@ufmt.br
  • Luiz Miguel Miranda mmiranda@ufmt.br

DOI:

10.18607/ES201411600

Resumo

Este trabalho trata da identificação da demanda por transporte ferroviário a partir do tráfego na Rodovia BR-163/364-MT trecho Cuiabá-Rondonópolis. Este estudo levou à identificação das cargas com perfil ferroviárias atualmente alocadas à modalidade rodoviária, que permitiram elaborar uma análise comparativa da demanda considerando que essas cargas poderão migrar para o transporte ferroviário. O objetivo é mostrar a redução dos custos de transporte que pode ser obtida quando os caminhões vazios retornarem para Cuiabá em flat on car nesse trecho. Para isso foi feita uma contagem volumétrica classificatória de tráfego no Posto da Polícia Rodoviária Federal- PRF em Cuiabá, que forneceu a composição desse tráfego e permitiu identificar o volume médio diário (VMD) e o número de caminhões vazios nos dois sentidos. O perfil da carga foi adaptado do estudo do Núcleo de Estudos de Logística e Transporte- NELT/UFMT de 2009 que indicou as cargas a granel com maiores chances de migrarem para o transporte ferroviário.

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Publicado

2014-05-07

Como Citar

Trevisol, F., & Miranda, L. M. (2014). Demanda de Transporte Ferroviário no Trecho Cuiabá-Rondonópolis/ MT. E&Amp;S Engineering and Science, 1(1), 65–77. https://doi.org/10.18607/ES201411600