Aplicação de Método de Análise Multicritério na Escolha de Traçado de Linhas de Onibus de Transporte Público Utilizando Sistema de Informação Geográfica
DOI:
10.18607/ES201411602Resumo
Este trabalho trata da aplicação de método de análise multicritério na escolha de traçado de linhas de ônibus de transporte público utilizando Sistema de Informação Geográfica e decorre de pesquisa desenvolvida no Projeto para Operação Integrada do Sistema de Transporte Coletivo do Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande, efetuada pela COPPETEC/UFMT no âmbito do projeto para Operação Integrada do Sistema de Transporte Coletivo do Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande. Seu desenvolvimento se pautou em dar subsídios para racionalizar e organizar o sistema de transporte público no Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande, com o foco na integração entre os sistemas existentes. O objetivo é escolher um sistema que introduza a racionalização no sistema de transporte por ônibus no Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande, de tal modo que se alcance um equilíbrio entre a lucratividade dos operadores e a garantia da mobilidade dos usuários mediante a oferta de serviço de qualidade. Para tanto se conjugou o TransCAD com um método de análise multicritério envolvendo os três sistemas de transporte por ônibus (sistemas de ônibus urbano de Cuiabá, de Várzea e o intermunicipal entre essas duas cidades), que deverá levar a um novo desenho das linhas na área do Aglomerado Urbano (AGLURB).##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS - ANTP (1997). Transporte Humano - Cidades com Qualidade de Vida. 1 ed., São Paulo-SP.
Bana e Costa, C.A. (1995). Processo de Apoio à Decisão: Problemáticas, Actores e Acções. Apostila do Curso de Metodologias Multicritério em Apoio à Decisão. ENE, UFSC, Florianópolis-SC.
Cabral, R.G. (2004). Metodologia para Traçado de Itinerários de Linhas Tronco-Alimentadoras para O Transporte Público de Passageiros. Dissertação de Mestrado – PET/COPPE/UFRJ - Rio de Janeiro-RJ.
COPPETEC/UFMT (2005). Projeto para Operação Integrada do Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros do Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande. Cuiabá-MT.
EBTU (1988). Gerência do Sistema de Transporte Público de Passageiros – STPP. Módulos de treinamento. Planejamento da Operação - São Paulo-SP.
Ferreira Filho, A. S. (2006). Modelagem de Sistemas de Informação para os Transportes em Ambientes Logísticos Georreferenciados com o Emprego da Lógica Fuzzy. Tese de Doutorado. COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro-RJ.
IBGE (2006) – Estimativas de populações. Disponível em http://www.ibge.com.br. Acesso: 21/03/07.
Hwang, C. L., Lai, Y. J. & Liu, T. Y. (1994). TOPSIS for MODM. European Journal of Operational Research, Vol. 76, no. 3, pp. 486-500.
Napierala, H. (2004). Um Modelo de Otimização de Redes Troncais de Transporte Público Urbano de Passageiros. Tese de Doutorado. UFSC. Florianópolis-SC.
Ollaguez, D. E. M. (2006). Criterios de Selección de Personal mediante el uso del proceso de análisis jerárquico. S.A.C. Monografia. Facultad de Ciencias Matemáticas. Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Lima, Peru.
Salomon, V. A. P. ; Montevechi, J. A. B. ; Pamplona, E. O. (1999). Justificativas para Aplicação do Método de Análise Hierárquica. XIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de janeiro-RJ.
Soares, U, P. (2006). Procedimento para A Localização de Terminais Rodoviários Interurbanos, Interestaduais E Internacionais de Passageiros. Dissertação de Mestrado. PET/COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro-RJ.
Warren, L. (2006) Structural Uncertainties in Numerical Induction Models. Command and Control Division. Defence science and technology organization. Endiburgh South Australia, Australia.
Zeleny, M. (1982). Multiple Criteria Decision Marking. McGraw-Hill, New York,U.S.A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.