Identidades e relações de gênero nos guias do programa nacional dos livros didáticos de História e Português para o ensino médio

Autores

  • Luís César Castrillon MENDES luismendes@ufgd.edu.br
    Doutor em História, membro do grupo de pesquisa História, Gênero e Interculturalidade, Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitária, Dourados/MS. CEP: 79.804-970, Tel.: (067) 3410-2286 – Ramal 2286. Email: <luismendes@ufgd.edu.br>
  • Dánie Marcelo de JESUS daniepuc@gmail.com
    Doutor em Linguística Aplicada, coordenador do Grupo de pesquisa Linguagem, letramentos e diferenças. Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367-Cuiabá/ MT. CEP: 78060-900. Email: <daniepuc@gmail.com>.

DOI:

10.29286/rep.v27i65/2.6891

Palavras-chave:

Identidade/Relações de Gênero. Guias do PNLD. Ensino Médio.

Resumo

Neste artigo, analisamos a presença da discussão de gênero nas avaliações expressas nos Guias do PNLD 2015. Teoricamente, utilizou-se o conceito de gênero como categoria de análise, associado a alguns aspectos dos estudos decoloniais com a finalidade de entender o modo como o conceito de identidade se apresentava nos guias. Em complemento, analisou-se também se esses documentos se voltam para especificidades de grupos, tais como classe social, etnia e sexualidade. Conclui-se que os guias, de modo geral, parecem reforçar o não protagonismo feminino e o total silenciamento de questões relacionadas com as outras manifestações de gênero não canônicas.

 

Palavras-chave: Identidade/Relações de Gênero. Guias do PNLD. Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Luís César Castrillon MENDES, Doutor em História, membro do grupo de pesquisa História, Gênero e Interculturalidade, Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitária, Dourados/MS. CEP: 79.804-970, Tel.: (067) 3410-2286 – Ramal 2286. Email: <luismendes@ufgd.edu.br>

Doutor em História, membro do grupo de pesquisa História, Gênero e Interculturalidade, Professor
Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Rodovia Dourados - Itahum, Km 12
- Cidade Universitária, Dourados/MS. CEP: 79.804-970, Tel.: (067) 3410-2286 – Ramal 2286. Email:
<luismendes@ufgd.edu.br>

Dánie Marcelo de JESUS, Doutor em Linguística Aplicada, coordenador do Grupo de pesquisa Linguagem, letramentos e diferenças. Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367-Cuiabá/ MT. CEP: 78060-900. Email: <daniepuc@gmail.com>.

Doutor em Linguística Aplicada, coordenador do Grupo de pesquisa Linguagem, letramentos e diferenças.
Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Av. Fernando Corrêa da Costa, nº
2367-Cuiabá/ MT. CEP: 78060-900. Email: <daniepuc@gmail.com>.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

MENDES, L. C. C.; JESUS, D. M. de. Identidades e relações de gênero nos guias do programa nacional dos livros didáticos de História e Português para o ensino médio. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/2, p. 693–712, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/2.6891. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6891. Acesso em: 19 abr. 2024.