Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação

Autores

  • Rosa Maria Anunciato Oliveira silva.dioneia@gmail.com
    Univerisdade Federal de São Carlos-SP http://www.ufscar.br/

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.307


Palavras-chave:

Formação de professores. Narrativas. Desenvolvimento profissional.

Resumo

Na área de formação de professores, as narrativas sobre processos de desenvolvimento profissional têm sido tomadas como atividades de formação inicial e contínua, práticas de pesquisa e de intervenção. O acesso às narrativas permite o estudo de aspectos como a construção da identidade docente ao contar sua história para apropriar-se dela em um processo, eminentemente formativo, de autoria. Possibilita diferenciar o que é seu e o que é dos outros, seu modo de ser e estar na docência e as influências. Como método de investigação, seu potencial coloca os professores no centro do processo, podendo também promover mudanças nas práticas pedagógicas da escola.

Downloads

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Anunciato Oliveira, Univerisdade Federal de São Carlos-SP
    Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 289–305, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.307. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/307. Acesso em: 17 mar. 2025.