O BRINCAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE CRIANÇAS INTERNADAS EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE

Autores

  • Beatriz Paulo Biedrzycki beatrizpaulob@gmail.com
    Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Silvana Vilodre Goellner vilodre@gmail.com
    UFRGS

Palavras-chave:

item 2, item 3

Resumo

A hospitalização pode se configurar como um evento estressante e traumático para a criança, sendo o brincar um comportamento frequentemente observado, agindo de forma terapêutica na hospitalização. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o brincar de crianças internadas em um hospital de alta complexidade evidenciando as relações de gênero presentes na escolha dos brinquedos e brincadeiras. Como sujeitos da pesquisa foram selecionados 4 meninas e 2 meninos cuja observação ocorreu utilizando um protocolo específico e um diário de campo. Feita a coleta e análise de dados observei que os meninos utilizavam mais brincadeiras de regras enquanto as meninas interagiam com atividades relacionadas ao espaço doméstico. Em relação à interação entre eles percebi que as meninas passaram muito mais tempo solitárias comparando aos meninos. Quanto ao tipo do brinquedo, meninos se mostraram mais dispostos a utilizar o brinquedo cognitivo, enquanto as meninas permearam por todos os tipos de brinquedo.

Biografia do Autor

Beatriz Paulo Biedrzycki, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Possui graduação em Educação Física - INSTITUICAO EDUCACIONAL SAO JUDAS TADEU (2014). Atualmente é residente multiprofissional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Saúde da Criança

Silvana Vilodre Goellner, UFRGS

Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Educação pela UNICAMP e pós-doutora pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (Portugal). Professora na graduação e pós-graduação do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) no período 2006-2008. Coordena o Centro de Memória do Esporte da ESEF/UFRGS e o GRECCO - Grupo de Estudos sobre Esporte,Cultura e História. Ex-Editora da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte ((2005-2007) e da Revista Movimento(2003-2005). Membro do IASI (International Association of Sport Documentation). Ex-coordenadora do Grupo Temático Gênero e Ciências do Esporte, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2013-2015). Coordenadora do Simpósio Temático "Gênero e Praticas corporais e esportivas" do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Integra o coletivo Guerreiras Project. Curadora da exposição Futebol e Mulheres no País da Copa de 2014, realizada em Porto Alegre e Co-curadora da exposição Visibilidade para o Futebol Feminino realizada no Museu do Futebol (2015). Tem experiência na área de educação física, com ênfase em história e gênero atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, história do corpo e da educação física e esportes, futebol e mulheres, documentação e informação e memória.

Referências

ANDRADE, Sandra dos Santos. Mídia, corpo e educação: a ditadura do corpo perfeito. In: MEYER, Dagmar Estermann; SOARES, Rosangela. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade. 2. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2008.

BARRETO, Flávia de Oliveira; SILVESTRI, Mônica Ledo. Relações dialógicas interculturais: brinquedos e gênero. Reunião Anual da ANPED, 28. Caxambu, MG, 2005. Disponível em: <http://28reuniao.anped.org.br/textos/ge23/ge23943int.pdf >. Acesso em: out. 2016.

BRASIL. Lei Federal nº 8.080. 19 set. 1990.

BRASIL. O SUS de A a Z: garantindo saúde nos municípios. 3. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Política Nacional de Humanização: documento para discussão: versão preliminar. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2003.

BRASIL. Programa Nacional de Humanização: clínica ampliada e compartilhada. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedos e companhia. São Paulo: Cortez, 2004.

CONTI, Luciana de; SPERB, Tania Mara. O brinquedo de pré-escolares: um espaço de ressignificação cultural. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 17, n. 1. p. 59-67, jan./ abr., 2001.

COULTHARD, Carmen Rosa Caldas; LEEUWEEN, Theo Van. Discurso crítico e gênero no mundo infantil: brinquedos e a representação de atores sociais. Linguagem em (dis)curso, v. 4, número especial, p. 11-33, Tubarão, SC, 2004.

CORDAZZO, Schiella Tatiana Duarte. Caracterização de brincadeiras de crianças em idade escolar. 82f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2003.

CORDAZZO, Schiella Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 1, n. 1, 2007.

CORDAZZO, Schiella Tatiana Duarte e colaboradores. Metodologia observacional para o estudo do brincar na escola. Avaliação psicológica, v. 7, n. 3, p. 427-438, 2008.

CORDAZZO, Schiella Tatiana Duarte e colaboradores. Brincadeira em escola de ensino fundamental: um estudo observacional. Interação em Psicologia, v. 14, n. 1. p. 43-52, 2010.

GAINO, Silvana Batista. Identidade de gênero em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). 160f. Tese (Doutorado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, p.71-83, mar., 2010.

HOSTERT, Paula Coimbra da Costa Pereira; ENUMO, Sônia Regina Fiorim; LOSS, Alessandra Brunoro Motta. Brincar e problemas de comportamento de crianças com câncer de classes hospitalares. Psicologia: teoria e prática, v. 16, n. 1, p. 127-140, abr., 2014.

LOCH, Mathias Roberto; FLORINDO, Alex Antônio. A educação física e as residências multiprofissionais em saúde. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 17, n. 1, p. 81-82, abr., 2012.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes e colaboradores. (Orgs.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MACARINI, Samira Mafioletti; VIEIRA, Mauro Luís. O brincar de crianças escolares na brinquedoteca. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, v. 16, n. 1, p. 49-60, 2006.

MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança: a importância do brincar, atividades e materiais. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MARTIN, Carol Lynn; FABES, Richard A. The stability and consequences of young children’s same-sex peer interactions. Dev Psychol. v. 37, n. 1, p. 431- 446, 2001.

MICHELET, André. Classificação de jogos e brinquedos: a classificação ICCP. In: FRIEDMANN, Adriana e colaboradores (Orgs.). O direito de brincar: a brinquedoteca. 4. ed. São Paulo: Abrinq, 1988.

MOTT, Alessandra Brunoro; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Brincar no hospital: câncer infantil e avaliação do enfrentamento da hospitalização. Psicologia, saúde & doenças, v. 1, n. 3, p. 23-41, 2002.

NEGRINE, Airton. Concepção do jogo em Vygotsky: uma perspectiva psicopedagógica. Movimento. v. 2, n. 2, jun., 1995.

PELLEGRINI, Anthony; SMITH, Peter K. Physical activity play: the nature and function of a neglected aspect of play. Child Development, v. 69, p. 577-598, 1998.

PONTES, Fernando Augusto Ramos; MAGALHÃES, Celina Maria Colino. A transmissão da cultura da brincadeira: algumas possibilidades de investigação. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 1, p. 117-124, 2003.

ROZA, Eliza Santa. Quando brincar é dizer: a experiência psicanalítica na infância. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

SILVA, Lúcia Isabel da Conceição e colaboradores. Diferenças de gêneros nos grupos de brincadeira na rua: a hipótese de aproximação unilateral. Psicologia: reflexão & crítica, v. 19, n. 1, p. 114-121, 2004.

SILVA, Sarah Danielle Baia e colaboradores. Brincadeiras de rua em Belém-PA: uma análise de gênero e idade. Psicologia: teoria e prática, v. 12, n. 2, p. 28-42, 2012.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2017-04-23

Como Citar

Biedrzycki, B. P., & Goellner, S. V. (2017). O BRINCAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE CRIANÇAS INTERNADAS EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE. Corpoconsciência, 21(1), 20–32. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4589