O futuro do passado no tempo presente: memórias e narrativas amazônicas nas encruzilhadas do tempo

Autores

  • Erinaldo Vicente Cavalcanti Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v12i1.905

Resumo

O artigo faz uma reflexão sobre a chamada história do tempo presente no diálogo, com o uso da história oral, por meio dos relatos de memória. Problematiza, em especial, alguns desafios que se apresentam sobre as implicações em narrar certas experiências do passado no presente do nosso tempo. Para tanto, utiliza entrevistas orais produzidas com trabalhadores e trabalhadoras rurais que foram afetados pela experiência da Guerrilha do Araguaia. As reflexões mostram a necessidade de problematizar as relações da história do tempo presente com as demandas sociais — sobretudo nas pesquisas que fazem uso das fontes orais — e apontam que o futuro de certos passados pode estar sob ameaça no presente do nosso tempo.

Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Unifesspa

Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Norte (Biênio 2018/2020). Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor dos livros didáticos e acadêmicos entre eles: "Pernambuco de Muitas Histórias: História do Estado de Pernambuco" (Ed. Moderna, 2012) e  "Ditadura militar no Brasil: entre práticas e representações" pelas editoras FGV e EdUFPE (2017), também é autor de artigos em revistas e livros acadêmicos. Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq/Unifesspa), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ditadura Militar; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É Diretor de Pós-Graduação da Unifesspa e também é membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica - COMFOR, é parecerista de revistas especializadas como a Revista História Hoje (ANPUH-Brasil) e professor Adjunto da Faculdade de História e do Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Cavalcanti, E. V. (2019). O futuro do passado no tempo presente: memórias e narrativas amazônicas nas encruzilhadas do tempo. Revista Territórios E Fronteiras, 12(1), 24–43. https://doi.org/10.22228/rtf.v12i1.905