Por dentro da aula de História

relatos, leituras e interpretações da história ensinada

Autores

  • Erinaldo Vicente Cavalcanti Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v16i1.1207

Resumo

O artigo analisa os relatos dos Cadernos de Registros produzidos pelos estudantes da Educação Básica acerca do cotidiano das aulas de História durante as atividades desenvolvidas pelo projeto Pibid/História. Como metodologia, o primeiro passo foi proceder com a transcrição dos relatos. O passo seguinte foi tipificar a autoria, categorizar os registros e proceder com a análise qualitativa dos relatos produzidos, compreendendo-os como diferentes leituras e interpretações elaboradas pelos estudantes. A partir da conclusão da análise, se amplia a compreensão sobre a dinamicidade das aulas de história, o comportamento dos alunos, os fatos considerados mais relevantes, os temas estudados, as metodologias utilizadas e a potencialidade dos registros escritos dos alunos/as como forma de interpretar e ocupar o lugar de autoria das fontes documentais para a pesquisa no (e sobre o) Ensino de História.

Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Pará

Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Norte (Biênio 2018/2020). Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor dos livros didáticos e acadêmicos entre eles: "Pernambuco de Muitas Histórias: História do Estado de Pernambuco" (Ed. Moderna, 2012) e  "Ditadura militar no Brasil: entre práticas e representações" pelas editoras FGV e EdUFPE (2017), também é autor de artigos em revistas e livros acadêmicos. Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq/Unifesspa), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ditadura Militar; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É Diretor de Pós-Graduação da Unifesspa e também é membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica - COMFOR, é parecerista de revistas especializadas como a Revista História Hoje (ANPUH-Brasil) e professor Adjunto da Faculdade de História e do Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Cavalcanti, E. V. (2023). Por dentro da aula de História: relatos, leituras e interpretações da história ensinada. Revista Territórios E Fronteiras, 16(1), 229–248. https://doi.org/10.22228/rtf.v16i1.1207