Por dentro da aula de História
relatos, leituras e interpretações da história ensinada
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v16i1.1207Resumo
O artigo analisa os relatos dos Cadernos de Registros produzidos pelos estudantes da Educação Básica acerca do cotidiano das aulas de História durante as atividades desenvolvidas pelo projeto Pibid/História. Como metodologia, o primeiro passo foi proceder com a transcrição dos relatos. O passo seguinte foi tipificar a autoria, categorizar os registros e proceder com a análise qualitativa dos relatos produzidos, compreendendo-os como diferentes leituras e interpretações elaboradas pelos estudantes. A partir da conclusão da análise, se amplia a compreensão sobre a dinamicidade das aulas de história, o comportamento dos alunos, os fatos considerados mais relevantes, os temas estudados, as metodologias utilizadas e a potencialidade dos registros escritos dos alunos/as como forma de interpretar e ocupar o lugar de autoria das fontes documentais para a pesquisa no (e sobre o) Ensino de História.Downloads
Publicado
2023-08-01
Como Citar
Cavalcanti, E. V. (2023). Por dentro da aula de História: relatos, leituras e interpretações da história ensinada. Revista Territórios E Fronteiras, 16(1), 229–248. https://doi.org/10.22228/rtf.v16i1.1207
Edição
Seção
Artigos