Uma Releitura dos Viajantes Europeus: nem tudo era decadência em Goiás no século XIX

Autores

  • Maria de Fátima Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v11i1.678

Resumo

O presente artigo busca fazer uma releitura dos relatos dos viajantes europeus que visitaram a Província de Goiás na primeira metade do século XIX, visando desconstruir a imagem comumente aceita, que atribui prioritariamente a eles a disseminação da ideia de decadência da província. Embora os seus relatos sejam, de modo geral, vistos como preconceituosos e carregados de uma visão eurocêntrica, podemos demonstrar que nem tudo que eles descreveram e retrataram sobre a região e moradores se refletiam em atraso e decadência. 

Biografia do Autor

Maria de Fátima Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), 2007; Pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), 2014. Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), 1997; Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão (FFBS) (1984). Atualmente é professora/pesquisadora na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Ciências Sócio Econômicas e Humanas (CCSEH). Docente do Mestrado Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) e do Curso de Licenciatura em História, com ênfase em História Regional (Goiás e Tocantins) e História do Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa GP/CNPq História do Cerrado Brasileiro (UEG). Bolsista do Programa de Bolsa de Incentivo ao Pesquisador (BIP)/UEG.

Downloads

Publicado

2018-07-26

Como Citar

Oliveira, M. de F. (2018). Uma Releitura dos Viajantes Europeus: nem tudo era decadência em Goiás no século XIX. Revista Territórios E Fronteiras, 11(1). https://doi.org/10.22228/rtf.v11i1.678