Um livro de imagens e sons
pontos cegos e surdos das História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v18i1.1420Palavras-chave:
História(s) do cinema de Godard, livro de poesia, reapropriação de arquivoResumo
O artigo é uma resenha da edição brasileira do livro História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard. Um dos focos é problematizar a transposição de um meio (filme) a outro (livro). Como a obra original é um inventário de imagens e sons, segundo as heterodoxias do cinema found footage (cinema de reapropriação de arquivo), as noções de arquivo e arqueologia são pauta natural do confronto.Referências
ADRIANO, Carlos. Os ensaios fílmicos de Godard. Suplemento Literário de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 25-30, mai. 2001.
ADRIANO, Carlos. O mutoscópio de Santos Dumont e a poética do found footage. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672018v26e08. Acesso em: 28 out 2024.
ADRIANO, Carlos. The poetics of found footage as film poetry: a personal case study. In: BOLLIG, Ben; WOOD, David M. J. (Org.). The poetry-film nexus in Latin America: exploring intermediality on page and screen. United Kingdom: Legenda, 2022, p. 82-109.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte / São Paulo: Editora UFMG / Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BRENEZ, Nicole; CHODOROV, Pip. Cartografia do found footage. In: ADRIANO, Carlos (Org.). Dossiê Found Footage I. Revista Laika, São Paulo, v. 3, n. 5, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i5p1-11. Acesso em: 28 out 2024.
CAMPOS, Augusto de. O anticrítico. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
CAMPOS, Augusto de. Outro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
CAMPOS, Augusto de. Paul Valéry: a serpente e o pensar. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Mallarmé. São Paulo: Perspectiva, 1980.
CICERO, Antonio. Poesia e Filosofia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
DENIS, Sébastien. Ezra Pound et le cinéma. Meudon: Quidam éditeur, 2023.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
FRAMPTON, Hollis; JENKINS, Bruce (Org.). On the camera arts and consecutive matters. Cambridge, Massachusetts / London: The Massachusetts Institute of Technology Press, 2009.
GODARD, Jean-Luc. História(s) do cinema. São Paulo: Círculo de poemas / Fósforo, 2022.
GOLDSMITH, Kenneth. Duchamp is my lawyer: the polemics, pragmatics, and poetics of UbuWeb. New York: Columbia University Press, 2020.
GOMBRICH, Ernst Hans. Aby Warburg: une biographie intellectuelle. Paris: Klincksieck, 2015.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
REVERDY, Pierre. L’image. Nord-Sud: revue littéraire, n. 13, Paris, mar. 1918.
SAID, Edward W. Estilo Tardio. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SCEMAMA, Céline. Histoire(s) du cinéma de Jean-Luc Godard: la force faible d’un art. Paris: Editions L’Harmattan, 2006. HABIB, André. Mémoire d’un achèvement. Approches de la fin dans les Histoire(s) du cinéma, de Jean-Luc Godard. Cinémas: Revue d’études cinématographiques, Paris, vol. 3, n. 13, p. 9-31, 2003.
USAI, Paolo Cherchi. The death of cinema: history, cultural memory and the digital dark age. London: British Film Institute, 2001.




