O Papel Educativo de Museus de Memória e Direitos Humanos versus Museus de Arte

estudo comparado do uso de ferramentas de interpretação do patrimônio de instituições da Argentina, Brasil e Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v16i1.1265

Palavras-chave:

interpretação do patrimônio, museus de memória, comunicação com visitantes

Resumo

Com o foco em analisar os recursos interpretativos de museus de memória em comparação com museus de arte à luz dos conceitos e práticas da interpretação patrimonial como ferramenta de partilha de conhecimentos e educação, investigamos 9 museus (Buenos Aires, São Paulo e Santiago) a partir de dados documentais, bibliográficos e in loco. Concluímos que há muita disparidade na qualidade das informações prestadas entre os dois tipos de museus e refletimos sobre as razões disto.

Biografia do Autor

Poliana Cardozo, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Docente e pesquisadora para o curso de turismo e de pós graduação em educação da Unicentro-Pr.

Lucas Antoszczyszyn, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - PPGE-Unicentro; Mestre em História (2022) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História – PPGH-Unicentro, licenciado em História (2019) pela Unicentro. Estudante no Bacharelado em Turismo pela Unicentro. Bolsista Capes. e ainda, interessado em discussões que contemplem patrimônio cultural e educação informal.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Cardozo, P., & Antoszczyszyn, L. (2023). O Papel Educativo de Museus de Memória e Direitos Humanos versus Museus de Arte: estudo comparado do uso de ferramentas de interpretação do patrimônio de instituições da Argentina, Brasil e Chile. Revista Territórios E Fronteiras, 16(1), 107–133. https://doi.org/10.22228/rtf.v16i1.1265