A INTEGRAÇÃO DOS SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICO COM OS SABERES PEDAGÓGICOS: A VISÃO DO PROFESSOR LICENCIADO – ESTUDO REALIZADO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA – UFMT
Resumo
RESUMO: Trabalho de pesquisa realizado na Universidade Federal de Mato Grosso com três professores universitários da instituição que cursaram licenciatura. O principal objetivo foi levantar discussões acerca do processo de formação do profissional docente, especificamente do docente universitário. A pesquisa, de cunho qualitativo, procurou compreender como o professor vê a sua postura dentro da sala de aula e qual a sua preocupação no dia a dia profissional. Todos os entrevistados mostraram-se inteiramente preocupados em refletir sobre a sua atuação, falaram do processo contínuo que envolve a formação profissional de um Educador, comentaram as dificuldades de relacionar as teorias pedagógicas com a prática efetiva, conceituaram Educação e distinguiram o Professor do Educador. Falaram também sobre a importância da Didática na sala de aula; para eles o professor precisa ter domínio na arte de ensinar para que obtenha um processo de ensino eficaz. Este trabalho conclui que, dentre outras questões, o professor, como profissional, precisa compreender a complexidade do processo educacional e refletir sobre sua própria atuação não somente como professor, mas como Educador.Downloads
Como Citar
Almeida, D. L., & Brito, M. C. da S. (2013). A INTEGRAÇÃO DOS SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICO COM OS SABERES PEDAGÓGICOS: A VISÃO DO PROFESSOR LICENCIADO – ESTUDO REALIZADO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA – UFMT. Revista Panorâmica Online, 15, 45–65. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/517
Edição
Seção
Artigos