A INTEGRAÇÃO DOS SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICO COM OS SABERES PEDAGÓGICOS: A VISÃO DO PROFESSOR LICENCIADO – ESTUDO REALIZADO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA – UFMT

Autores

  • Daniel Leite Almeida
  • Maria Claudino da Silva Brito CUA/UFMT

Resumo

  RESUMO: Trabalho de pesquisa realizado na Universidade Federal de Mato Grosso com três professores universitários da instituição que cursaram licenciatura. O principal objetivo foi levantar discussões acerca do processo de formação do profissional docente, especificamente do docente universitário. A pesquisa, de cunho qualitativo, procurou compreender como o professor vê a sua postura dentro da sala de aula e qual a sua preocupação no dia a dia profissional. Todos os entrevistados mostraram-se inteiramente preocupados em refletir sobre a sua atuação, falaram do processo contínuo que envolve a formação profissional de um Educador, comentaram as dificuldades de relacionar as teorias pedagógicas com a prática efetiva, conceituaram Educação e distinguiram o Professor do Educador. Falaram também sobre a importância da Didática na sala de aula; para eles o professor precisa ter domínio na arte de ensinar para que obtenha um processo de ensino eficaz. Este trabalho conclui que, dentre outras questões, o professor, como profissional, precisa compreender a complexidade do processo educacional e refletir sobre sua própria atuação não somente como professor, mas como Educador.    

Biografia do Autor

Daniel Leite Almeida

Graduando em cinema pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e graduado em Letras/ Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA). Técnico Educacional da Escola Estadual Maria Nazareth Miranda Noleto, EE M. NAZARETH, Brasil.

Maria Claudino da Silva Brito, CUA/UFMT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil (2002). Professora do Departamento de Letras -CUA/UFMT -Brasil.

Downloads

Como Citar

Almeida, D. L., & Brito, M. C. da S. (2013). A INTEGRAÇÃO DOS SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICO COM OS SABERES PEDAGÓGICOS: A VISÃO DO PROFESSOR LICENCIADO – ESTUDO REALIZADO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA – UFMT. Revista Panorâmica Online, 15, 45–65. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/517

Edição

Seção

Artigos