ÁGUA DE REUSO E AS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Abstract
Este trabalho relata a experiência de conscientização ambiental referente à quantificação da água expelida por condicionadores de ar e suas possíveis aplicações como água de reuso através de um projeto de extensão realizado em uma universidade pública. A metodologia consistiu de pesquisa bibliográfica e experimental, análise estatística de dados, levantamento orçamentário e sensibilização socioambiental. Os resultados mostraram que as discussões provenientes do projeto podem potencializar a prática docente e tornar a aprendizagem significativa para os discentes. O volume de água condensada expelida por cada um dos condicionadores de ar presentes nas salas de aula de um curso superior foi quantificado em 3,21±0,78 L h-1. Estimou-se que o montante de água “desperdiçada” por estes equipamentos poderia atingir 90L semanalmente. Sugeriu-se que a água armazenada fosse empregada para fins de irrigação, limpeza local e demais necessidades do Campus, excluindo-se o consumo humano e/ou de animais. O orçamento do material necessário para a construção de um aparato onde poderia se armazenar essa água residual foi de R$ 2512,59, considerado relativamente baixo e acessível. Ressalta-se que este estudo impactou positivamente a sensibilização da comunidade acadêmica e externa em relação à preservação ambiental assim como o consumo consciente, reuso e importância da água para a vida.Downloads
Published
2024-12-07
How to Cite
Dantas , R. M. P. ., Silva, P. P. ., & Gonçalves , J. L. da S. . (2024). ÁGUA DE REUSO E AS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. Revista Panorâmica Online, 43(1). Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1719
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Artigos



