CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA BAHIA: O CADERNO DE APOIO A APRENDIZAGEM E A EFETIVAÇÃO DA BNCC

Autores

  • Rony Henrique Souza, Patricia Pires Queiroz Souza
  • Liége Maria Queiroz Sitja

Resumo

Este trabalho apresenta o Caderno de Apoio a Aprendizagem construído pelos professores daRede Estadual de Educação da Bahia como um dispositivo pedagógico de ensino eaprendizagem de contextualização da BNCC para os Estudantes do Nível Médio no Estado.Diante da Pandemia, a secretaria conclamou os docentes a se reunirem e construir umaferramenta que possibilitasse à efetivação de uma educação remota que atendesse o currículonacional, sem perder de vista as demandas da região. Trata-se de um trabalho teórico-práticoque busca pensar a percepção dos professores e ao mesmo dialoga com o Estado da Arte.Neste sentido, este artigo perpassa pela BNCC, pela necessidade de uma Pedagogia daContextualização para, em um terceiro momento, problematizar o Caderno de Apoio aAprendizagem no que tange à contemplação das perspectivas anteriores. Compreendemos queo Caderno de Apoio a Aprendizagem contempla tanto às demandas da BNCC, assim comodialoga com a realidade de vários contextos da Bahia, assim sendo, o currículo não é feitopara, mas com estes. O vivido é sentido, partilhado, problematizado e transformado em atosde currículo.

Downloads

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Patricia Pires Queiroz Souza, R. H. S., & Sitja, L. M. Q. (2022). CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA BAHIA: O CADERNO DE APOIO A APRENDIZAGEM E A EFETIVAÇÃO DA BNCC. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1499

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo