A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EXPERIÊNCIA DE EMI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Autores

  • Anelise Fonseca Dutra, Silvia Penna

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever a implantação e execução do projeto de ensino EMI(English as a Medium of Instruction), realizado na Universidade Federal de Ouro Preto, eavaliar o impacto do trabalho desenvolvido pelos professores que participaram do referidoprojeto. Dentre as estratégias de Internacionalização desenvolvidas pela UFOP, o projeto EMIé um avanço na preparação de estudantes brasileiros que participarão de processos demobilidade internacional. Além disso, ele visa atender alunos estrangeiros que estejam emmobilidade na UFOP. Para a execução do projeto teve a participação de 4 professores que sevoluntariaram para ministrar disciplinas de suas respectivas áreas em língua inglesa. Para tal,esses professores participaram de um workshop que abordou temas relativos ao EMI com ointuito de prepará-los para essa experiência. Eles também preencheram dois questionários, umantes de ministrar suas disciplinas e o outro no final do período. Os resultados apontam que aexperiência foi extremamente positiva. Além de contar com grande adesão por parte dosalunos, cuja participação se manteve até o fim do semestre em pelo menos três das quatrodisciplinas, a avaliação feita pelos professores demonstra seu nível de satisfação com opróprio desempenho e com o desempenho dos alunos. Por fim, eles destacam a importânciadessa experiência como estratégia para ampliar as possibilidades de compartilharconhecimento e desenvolver pesquisa com outras instituições.

Downloads

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Silvia Penna, A. F. D. . (2022). A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EXPERIÊNCIA DE EMI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1494

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo