POMAR E HORTA AGROFLORESTAL: UMA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E MEIO AMBIENTE

Autores

  • Shirlene da Silva Francisco Ribeiro, Daisy Rickli Binde
  • João Luis Binde

Resumo

O presente trabalho concentra-se na educação ambiental infantil pela criação um espaço dereflexão crítica e coletiva sobre os costumes alimentares e sobre as formas de cultivo comobjetivo de favorecer o desenvolvimento sustentável. Para tanto, o pano de fundo foi aimplantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) que integrou a produção de hortaliças, roça efrutas, em parceria com a família dentro de uma visão interdisciplinar no Centro EducativoImaculada Conceição (CEIC). Esse sistema integra vários tipos de cultivos consorciados oque propiciou o resgate de hábitos agroecológicos e a transformação alimentar escolar pelacolheita de alimentos saudáveis, cultivados de maneira sustentável. A metodologia pautou emtermos dialógicos com a comunidade participante: famílias, professores, alunos, funcionáriose parcerias - comunidade Flor de Ibez e o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, os quaisbuscaram coletivamente uma proposta educativa para o planejamento de ações reflexivas epráticas. Os resultados apontam que pela reflexão em reuniões pedagógicas, bem como pelavivência e troca de experiências dos participantes, numa postura educacional, foi possívelreconhecer no estudante, na escola e na família múltiplas habilidades que favoreceu odesenvolvimento da ação. Nesse sentido a realização do trabalho contínuo, integrado esocializado, atendeu aos estudantes do CEIC os quais, no futuro, poderão assumir o papel decidadãos conscientes.

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Publicado

2022-10-01

Como Citar

Daisy Rickli Binde, S. da S. F. R., & Binde , J. L. (2022). POMAR E HORTA AGROFLORESTAL: UMA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E MEIO AMBIENTE. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1493

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo