EDUCADOR SOCIAL E EDUCADOR POPULAR: PAUTAS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA-PROFISSIONAL

Autores

  • Fernanda dos Santos Paulo, Elisangela Trevisan

Resumo

artigo trata das concepções de educador social, de educador popular e do debate nacionalacerca da formação acadêmico-profissional de educadores sociais no Brasil, sobretudo a partirda emenda do Projeto de Lei de número 2.941/2019 que trata da regulamentação da profissão.Objetiva-se problematizar as diferentes compreensões e projetos em disputas no tocante aoprocesso de regulamentação da profissão de educador social, em uma abordagem dapedagogia crítica desde uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados apontam paraum problema epistêmico e político com relação ao entendimento de que a ocupação doeducador social é profissional, distinta da acepção de educador popular que é um militante daEducação Popular. As conclusões registram que não há um consenso entre grupo deeducadores sociais, pesquisadores, comunidade em geral e universidades quanto a identidadeda profissão do educador social; também da necessidade, exigência e tipo de formaçãoacadêmico-profissional. Há grupos que defendem a dispensabilidade de formação específica,inclusive colocando que para o exercício do educador social não necessita o ensinofundamental completo, o que consideramos um equívoco preocupante.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Elisangela Trevisan, F. dos S. P. (2022). EDUCADOR SOCIAL E EDUCADOR POPULAR: PAUTAS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA-PROFISSIONAL. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1487

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo