EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM TEMPOS EMERGENCIAIS: VOZES E PERCEPÇÕES DE ALUNOS LUSOS E BRASILEIROS

Autores

  • David Arenas Carmona, Janete Rosa da Fonseca
  • Pedro José Arrifano Tadeu

Resumo

Este estudo objetivou recolher informações acerca do grau de satisfação dos alunos do Ensino Superior em Portugal e no Brasil em relação ao ensino remoto emergencial oferecido devido a pandemia causada pela Covid-19, avaliar o impacto das medidas adotas pelas duas instituições no processo ensino aprendizagem dos alunos e verificar como estes avaliam os métodos utilizados pelos docentes durante este período. Utilizou-se da realização de um estudo descritivo, exploratório, bibliográfico e de campo. O levantamento dos dados ocorreu através de um questionário online via google forms. O questionário estava composto de 20 questões dirigidas as percepções dos acadêmicos de ambos os países. Participaram da pesquisa 67 alunos brasileiros e 40 alunos portugueses. Tanto no contexto Brasileiro como no contexto português, alunos e professores tiveram que se adaptar e rapidamente a mudança imposta pela pandemia. Os resultados evidenciaram sobretudo o processo rápido de adaptação a que todos foram submetidos, a necessidade imperiosa de mudança, a latente desigualdade no acesso à internet, as diferenças metodológicas e de plataformas utilizadas pelos docentes de ambos os países bem como as diferenças no que tange a organização das Instituições de Ensino Superior quanto ao modelo educativo.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Janete Rosa da Fonseca, D. A. C., & Pedro José Arrifano Tadeu. (2022). EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM TEMPOS EMERGENCIAIS: VOZES E PERCEPÇÕES DE ALUNOS LUSOS E BRASILEIROS. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1485

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo