INTERNACIONALIZAÇÃO DISCENTE INCENTIVO À MOBILIDADE ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Gabriely de Sousa Rosa, Marilia Morosini

Resumo

Com o objetivo de analisar as configurações da mobilidade acadêmica no curso de pedagogiaa partir dos programas estudantis universitários, o presente trabalho discute aInternacionalização Discente através da visão de dois grupos de ex-alunos da PUCRS, sendoquatro de mobilidade e quatro com formação completa na IES de origem. Realizou-se umapesquisa qualitativa de cunho exploratória, utilizando entrevista online como principal meiode coleta de dados, além de informações fornecidas pelo Setor de Mobilidade Acadêmica daPUCRS. Partindo do pressuposto de que a globalização e a internacionalização apresentamsimilaridades como meio de universalizar as IES, a mobilidade acadêmica é um dos fatoresprimordiais ao internacionalizar cursos de graduação, já que o contato com diferentes culturase ensino contribuem para a formação de cidadãos globais. Após análise dos dados e dasentrevistas, observa-se a necessidade de incentivo à mobilidade acadêmica no meio estudantilda pedagogia, a relação de estudantes do curso que realizaram intercâmbio durante agraduação, nos anos de 2014 – 2020, é relativamente baixa quando comparado aos demaiscursos. A precariedade de oferta de bolsas de auxílio financeiro e a escassez de políticas deincentivos são os motivos principais para a pequena quantidade de estudantes de pedagogia noexterior como intercambista. Esta pesquisa desencadeia maiores possibilidades de realizaçãoem estudos voltados a políticas públicas de mobilidade acadêmica e necessidade de criação denovos programas de mobilidade voltados a alunos de pedagogia, contribuindo também comganhos pessoais, profissionais e acadêmicos dos estudantes.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Marilia Morosini , G. de S. R. . (2022). INTERNACIONALIZAÇÃO DISCENTE INCENTIVO À MOBILIDADE ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1483

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo