LEITURA EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19: O QUE OS ESTUDANTES ESTÃO LENDO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Márcia de Souza Damasceno, Cláudia Lúcia Landgraf Valério
  • Epaminondas de Matos Magalhães

Resumo

Este artigo teve como objetivo refletir a respeito do interesse de leitura dos estudantes, emmeio à Pandemia do Covid-19, uma vez que o distanciamento social demudou o cotidiano deuma parcela significativa da população. O estudo resultou das reflexões acerca de umapesquisa desenvolvida nos meses de abril e maio do ano de 2020, com o objetivo deidentificar o tipo de leituras realizadas pelos estudantes dos Anos Finais do EnsinoFundamental, de uma instituição municipal localizada na periferia da cidade de Barra doGarças - MT, em meio ao contexto de pandemia. Dessa maneira, optamos pela pesquisaqualitativa com a realização de um questionário fechado a respeito das preferências de leiturasrealizadas pelos estudantes, os meios utilizados e os gêneros priorizados neste momentopandêmico. Para isso, 105 (cento e cinco estudantes dos anos finais do ensino fundamentalresponderam a 7 (sete) questões de múltipla escolha. Em relação aos referenciais teóricosoptamos por Bakhtin (2003), Kleiman (2013) e Marcuschi (2003); Santaella (2004) quetrazem reflexões, respectivamente a respeito de leitura e do novo tipo de leitor. Os resultadosmostraram que houve uma mudança de preferência de leitura por parte da maioria dosestudantes em detrimento da pandemia, abandonaram as histórias de aventuras, romances,ficção e gibis para ler notícias com intuito de se manterem informados sobre a pandemia.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Cláudia Lúcia Landgraf Valério, M. de S. D., & Epaminondas de Matos Magalhães. (2022). LEITURA EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19: O QUE OS ESTUDANTES ESTÃO LENDO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1477

Edição

Seção

Dossiê