EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS IMPACTOS DA EMERGÊNCIA DE UM “NOVO NORMAL”

Autores

  • Lécia Nájla dos Santos Melo, Edmacy Quirina de Souza

Resumo

A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) atingiu com força o território brasileiro noinício de 2020. Esse acontecimento trouxe uma série de mudanças para o nosso cotidiano,todas as áreas viram-se atingidas, dentre elas a educação, que sofreu muitos impactosadvindos das medidas de isolamento social, necessárias para conter a disseminação do vírus.Tais medidas reverberaram em profundas mudanças nos processos educativos, acentuandosobremaneira a desigualdade já tão latente em nosso país. O objetivo desse estudo foi,portanto, refletir criticamente acerca de algumas questões que cerceiam a educação emtempos de pandemia, diante da emergência de um “novo normal” que vem remodelando osprocessos educacionais. Nossa metodologia se resume num estudo bibliográfico,estabelecemos diálogo com autores que vem investigando o tema central da nossainvestigação. O estudo bibliográfico realizado nos permitiu desvelar de forma crítica osimpactos do modelo de educação que vem sendo implementado no Brasil. Constatamos que aeducação em nosso país, vive um período de acentuada transformação imposta pela pandemia,que compromete a qualidade do acesso digno aos estudantes, outrossim, os profissionais daeducação vêm enfrentando desafios consideráveis para adaptar-se a um novo contexto queexige novas habilidades não adquiridas em formação inicial ou continuada. Concluímos queas experiências até então vivenciadas precisam ser analisadas com criticidade pelos sujeitosenvolvidos na construção do trabalho pedagógico a fim de promover maior inclusão dossujeitos, valorização dos profissionais e repensar a educação no pós-pandemia.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Edmacy Quirina de Souza, L. N. dos S. M. (2022). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS IMPACTOS DA EMERGÊNCIA DE UM “NOVO NORMAL”. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1474

Edição

Seção

Dossiê