A REALIDADE DO TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: ALGUNS RELATOS DE PROFISSIONAIS DE CANARANA-MT
Resumo
Este estudo objetiva realizar algumas reflexões, considerando relatos de Professores daEducação Básica, no contexto da Pandemia da Covid-19, sobre a sua realidade comoeducadores, na cidade de Canarana-MT. O interesse em entender melhor esse tema se reveloua partir da participação no Projeto de Extensão “Educação em tempos de pandemia:contribuições das Ciências Humanas e Sociais”, ofertado por um grupo de docentes doCampus Universitário do Araguaia/ Universidade Federal de Mato Grosso, no segundosemestre do ano de 2020. Essa atividade extensionista proporcionou muitas reflexões ediscussões sobre os impactos da Pandemia no contexto educacional, na vida profissional dedocentes, no processo de ensino-aprendizagem, enfim, alguns dos desafios impostos aosProfessores de todos os níveis, para fazer a educação “acontecer” de forma remota e sobmoldes que ainda precisavam compreender. O estudo foi realizado sob a dimensão qualitativa,com pesquisa bibliográfica e coleta de dados por meio de entrevistas com Professoras daEducação Básica, na cidade de Canarana-MT. Os autores balizadores do estudo foram,especialmente: Appolinário (2006), Behar (2020), Demo (2006), Lemos (1996), Moran(2012), Pimenta (2000), Vasconcelos (2000), Tardif (2002) e outros. Das reflexões realizadas,observa-se que o Professor é um profissional que está sempre renovando, ampliando econstruindo seus conhecimentos docentes, a partir da realidade que vivencia, mesmo fora dasala de aula, já que a escola é uma instituição social e, por isso mesmo, o que acontece nasociedade influencia, diretamente, no contexto da sala de aula.Downloads
Publicado
2022-07-08
Como Citar
Margareth Taveira dos Santos , M. C. da S. ., & Thainara Nominto Silva. (2022). A REALIDADE DO TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: ALGUNS RELATOS DE PROFISSIONAIS DE CANARANA-MT. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1472
Edição
Seção
Dossiê