POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E A AVALIAÇÃO INSTIUCIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POSSÍVEL

Autores/as

  • Francisco José Pires

Resumen

Esse trabalho procura analisar, refletir, diagnosticar, repensar e vivenciar na prática os dilemas sobre o atual cenário mundial acerca do processo educacional brasileiro, com destaque a modalidade da Educação a Distância, tendo em vista as grandes transformações que se processam em um ritmo sem precedentes na história da humanidade. Busca-se desvelar as inquietações sobre os caminhos que a educação vem percorrendo, na perspectiva de inovar currículos educacionais, por meio de Projetos Pedagógicos de Cursos que possam atender as necessidades do mundo contemporâneo. Há incertezas sobre estar ou não trilhando por caminhos corretos e diante desse dilema surge a avaliação institucional como instrumento que oportuniza as Instituições de Ensino conhecer-se e ponderar sobre seus recursos, sendo capaz de responder, ou orientar através de informações relevantes seus erros e acertos, permitindo mudanças significativas. Acredita-se que a avaliação institucional pode servir de elemento transformador das políticas públicas com o objetivode atender as demandas sociais norteando os rumos e trajetórias que atinjam os anseios da sociedade contemporânea. No entanto, a tomada de decisão nem sempre escoa para a melhoria dos indicadores, mas para a simples manutenção estrutural das instituições.

Publicado

2022-05-23

Cómo citar

Francisco José Pires. (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E A AVALIAÇÃO INSTIUCIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POSSÍVEL. Revista Panorâmica Online, 34. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1457

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo