A PERCEPÇÃO E O CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL FRENTE À TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Andrea Ribeiro Ramos, Roberto Kanaane

Resumo

Este trabalho apresenta a percepção e o grau de conhecimento do docente do ensino técnico profissional sobre o termo Tecnologia Assistiva. O objetivo deste trabalho foi identificar o grau de conhecimento e a utilização da Tecnologia Assistiva (TA) na inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional sob a ótica dodocente visando a atuação do deficiente na sociedade. Na introdução do estudo tem-se a importância da educação e a relevância do trabalho como meios de inclusão da pessoa com deficiência de forma ativa e participativa, e consequentemente o valor da educação profissional para a inclusão desta parcela da população A abordagem utilizada foi à pesquisa exploratória e, consequentemente evidenciar a bibliografia, tendo como ferramenta a utilização de questionários. Obteve-se como resultado o conhecimento parcial sobre tecnologia assistiva, embora os docentes ministrem aulas para pessoa com deficiência. O que se pode concluir refere-se a precariedade de formação dos docentes havendo a necessidade da formação continuada bem como a reflexão de sua prática, do trabalho coletivo e da interdisciplinaridade. Por tratar-se de um estudo preliminar de caráter exploratório, sugere-se a possibilidade de novas pesquisas acadêmicas e estudos sobre os resultados apresentados visando ampliar o escopo e ao mesmo tempo apresentar alternativas de ação voltadas à inclusão da pessoa com deficiência

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Roberto Kanaane, A. R. R. (2022). A PERCEPÇÃO E O CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL FRENTE À TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA . Revista Panorâmica Online, 34. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1456

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo