DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR À LUZ DO CONTEXTO BRASILEIRO E CATARINENSE

Autores/as

  • Letícia Manique Barretto, Aline Cardoso Mangili
  • Kelly Gianezini

Resumen

Democratizar o acesso ao ensino superior, significadar condições àqueles que teriam chances reduzidas aos moldes tradicionais de ingresso por mérito em ampla concorrência. As políticas públicas que visam ampliar o acesso ao ensino superior, contribuem dando oportunidades às pessoas que não teriam condições de pagar por uma graduação em instituição privada, ou que por diversos fatores, não conseguiriam acessar uma universidade pública. Tendo como objetivo discutir as políticas de democratização do acesso e compreender o contexto de criação e expansão do sistema de educação superior brasileiro e catarinense, transversalmente discutir os desafios e impasses das políticas públicas de acesso em relação ao que está concretizado e sua contribuição. Pretende-se com este artigo, responder o seguinte questionamento: como o ensino superior brasileiro e catarinense foi constituído e qual sua relação com as políticas públicas de democratizaçãodo acesso? Metodologicamente foi feita uma pesquisa bibliográfica visando a análise das temáticas, utilizando dados secundários, legislações e produções científicas. Conclui-se, portanto, que, democratizar o acesso às IES das classes populares por meio das cotas, bolsas oufinanciamento faz parte de um conjunto de políticas públicas recentes, que buscam amenizar as desigualdades sociais. Porém, é necessário colocar uma quantidade mais expressiva de jovens na educação superior, e dar condições de permanência estudantil.

Publicado

2022-05-23

Cómo citar

Aline Cardoso Mangili, L. M. B., & Kelly Gianezini. (2022). DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR À LUZ DO CONTEXTO BRASILEIRO E CATARINENSE. Revista Panorâmica Online, 34. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1455

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo