AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Adriana Rocha Vilela Arantes

Resumen

O presente artigo decorre de estudos que vêm sendo realizados em curso de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na Universidade de Brasília (UnB), que tem como objeto a autoavaliação institucional na educação superior. Tem como objetivo refletir sobre as análises e categorizações da produção científica levantada sobre autoavaliação institucional da educação superior no Brasil, compreendendo o período entre 2005 e 2018, congregando teses e dissertações. Os caminhos metodológicos correspondem ao estado do conhecimento acerca do tema por meio de pesquisa bibliográfica, considerando que ele tem ganhado centralidade na política de educação superior brasileira, em vigência desde 2004. No Brasil, a consolidação da produção científica sobre a autoavaliação institucional ainda é incipiente, razão pela qual torna necessário um crescente esforço para sua demarcação acadêmica via construção do estado de conhecimento.Os dados coletados sobre as pesquisas apontam que, no Brasil, a avaliação da educação superior ora assume natureza formativa, ora regulatória. Os resultados demonstram que muitas instituições veem o processo de autoavaliação como mecanismo de melhoria da qualidade dos seus cursos.

Publicado

2022-06-01

Cómo citar

Adriana Rocha Vilela Arantes. (2022). AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DO CONHECIMENTO. Revista Panorâmica Online, 34. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1453

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo