POLÍTICAS SOCIAIS VOLTADAS À CRIANÇA E ADOLESCENTE ENTRE AVANÇOS, RETROCESSOS, REFLEXÕES E DESAFIOS NAEDUCAÇÃO

Autores/as

  • Aparecido Renan Vicente, Paola Alves Martins dos Santos
  • Andreza Marques de Castro Leão

Resumen

O presente artigo apresenta dados de faltas injustificadas encaminhadas por meio de relatório ao Conselho Tutelar de uma cidade do interior Paulista ano de 2017, cujo intento é trazer um panorama dos avanços e retrocessos que aconteceram para infância e juventude. Desta forma, analisou-se fichas utilizadas pelo Conselho Tutelar, a qual apontou dados significantes acerca dos anos e montante de faltas. Buscou-se artigos científicos publicados em periódicos nacionais com títulos: Criança e escola; importância da escola, leis para crianças e adolescente; criança, pais e escola. Para tanto, através de leituras de resumos dos artigos, selecionou-se aqueles que foram ao encontro da proposta deste artigo. Observou-se que instituições escolares notificaram o Conselho Tutelar antes mesmo de esgotarem suas possibilidades de intervenções, bem como situações que não se configuravam faltas foram encaminhadas em modelo de relatórios. Portanto, com a existência da Constituição da República de 1988 houve avanços para diversas políticas, em especial à infância e juventude, mas com o passar do tempo houve retrocesso por partes das escolas implicando nas faltas injustificadas dos discentes.

Publicado

2022-05-23

Cómo citar

Paola Alves Martins dos Santos, A. R. V., & Andreza Marques de Castro Leão. (2022). POLÍTICAS SOCIAIS VOLTADAS À CRIANÇA E ADOLESCENTE ENTRE AVANÇOS, RETROCESSOS, REFLEXÕES E DESAFIOS NAEDUCAÇÃO . Revista Panorâmica Online, 34. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1452

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo