GESTÃO DA SALA DE AULA POR PROFESSORES BACHARÉIS

Autores/as

  • Giselle Athayde Xavier Coutinho, Francely Aparecida dos Santos

Resumen

A formação bacharelado não dispõe de conhecimentos e ferramentas pedagógicas quesustentam o processo de ensino e de aprendizagem, podendo ocasionar uma crise deidentidade provocando impactos na formação profissional, onde se criticam em alguns casos aformação universitária. O objetivo desta pesquisa é o de analisar o processo de formaçãocontinuada como princípio pedagógico pelos professores bacharéis. Neste artigo abordaremoscomo é regulamentada a atuação dos professores bacharéis e de que forma podem organizar eplanejar suas atividades educacionais. A pesquisa de campo realizada parcialmente através daentrevista semiestruturada a docentes que atuam nos cursos de graduação em Fisioterapia detrês instituições de ensino superior na cidade de Montes Claros, localizada na região do Nortede Minas Gerais. Outro instrumento utilizado é a análise documental dos planos de ensino dedois semestres letivos, desses professores. É importante lembrar que os participantesassinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE antes de iniciar aentrevista. A análise de conteúdo foi utilizada para definir categorias e analisar o conteúdocontido nas respostas dos participantes e também na análise documental parcialmenterealizada. A problemática que apresentamos é se os professores envolvidos no processo deensino e de aprendizagem tem buscado a formação continuada como princípio pedagógico epor isso concluímos que a proposta possui mérito e relevância científica, contribuindo para oavanço do conhecimento científico, gerando produtos de importância para a pesquisa, ensinoe extensão na Educação Superior.

Publicado

2022-01-18

Cómo citar

Giselle Athayde Xavier Coutinho, Francely Aparecida dos Santos. (2022). GESTÃO DA SALA DE AULA POR PROFESSORES BACHARÉIS. Revista Panorâmica Online, 34. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1432

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo