PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MATO-GROSSENSES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Milena Macaiewski Ferreira, Monica Strege Médici, Marcelo Franco Leão

Resumo

A Educação Ambiental visa provocar reflexões nos indivíduos para que se posicionem frenteaos problemas ambientais. É uma ação educativa que sensibiliza e capacita os estudantes parapropor ações de conservação do meio ambiente, consumo consciente dos recursos naturais epráticas sustentáveis. O objetivo deste estudo foi descrever as percepções dos estudantes doEnsino Médio de duas escolas públicas mato-grossenses sobre a Educação Ambiental naperspectiva de uma instituição pública que busca a formação e que possibilite hábitossustentáveis. Este estudo, realizado em 2020, com 38 estudantes do Ensino Médio dessasescolas, configura-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa.Para coletar dados foi utilizado um formulário eletrônico, contendo 7 perguntas descritivas eobjetivas (respostas em escala). Pelos resultados obtidos, ampla maioria considera importantea escola abordar temáticas voltadas ao meio ambiente, que necessita realizar projetos e quereconhecem haver problemas ambientais na localidade onde vivem. Ao serem questionados sejá participaram de algum projeto escolar voltado ao meio ambiente, o percentual foi maisbaixo. Quase a totalidade afirma ser de responsabilidade de todos os cidadãos o cuidado aomeio ambiente. Os estudantes investigados também consideram que o consumismo influencianegativamente no meio com impactos ambientais. Logo, é preciso desenvolver mais ações deEA nas escolas para que o ato educativo provoque reflexões sobre a situação ambiental ecomo desenvolver práticas sustentáveis que reduzam os danos ambientais e assim conserve omeio ambiente em harmonia.

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Milena Macaiewski Ferreira, Monica Strege Médici, Marcelo Franco Leão. (2022). PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MATO-GROSSENSES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Panorâmica Online, 34. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1425

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo