CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO ACERCA DA INTERPROFISSIONALIDADE ENTRE ACADÊMICOS DOS CURSOS DA SAÚDE DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA

Autores

Resumo

A educação interprofissional (EIP) é uma estratégia para transformar a formação profissional, sendo uma atividade que envolve dois ou mais profissionais aprendendo juntos em prol da colaboração e qualidade de atenção à saúde. O presente trabalho tem por objetivo verificar o conhecimento e percepções dos estudantes da área da saúde acerca da interprofissionalidade no âmbito da universidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de cunho quanti-qualitativo, onde participaram 85 estudantes do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus Universitário do Araguaia. O instrumento utilizado foi elaborado no Google Forms e os dados analisandos por meio do EpiInfo versão 7. Observou que as interações ocorreram frequentemente e/ou sempre entre, discentes de outros cursos 44,7%, com docentes de diferentes formações 43,7% e com profissionais de saúde 34,2%. Apenas 18,8% participaram do Programa PET-Saúde/Interprofissionalidade, há preferência de 46,6% em fazer trabalhos sozinhos, 71,8% sentem-se confortáveis em realizar atividades em duplas ou trios, quando realizada atividades em grupo, 50,5% desenvolvem em colaboração, com participação de todos em todas as etapas. Disseram não estar satisfeitos com a freqüência de discussões sobre a temática (45, 8%), no entanto, 92,9% reconhecem a importância da interprofissionalidade para sua formação, sendo que 90,6% caso houvesse uma disciplina com o tema, cursariam. O estudo apontou que grande parte dos discentes compreende razoavelmente conceito de IP, demonstram-se dispostos à implementação da EIP, pois vivenciaram experiências que remetem ao trabalho colaborativo, entretanto, expressaram insatisfação com a baixa freqüência de discussões sobre a temática.

Biografia do Autor

Fabiana Jordão, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Marília (2003), Aprimoramento em Protozoologia pelo Instituto de Medicina Tropical da USP (2004), mestrado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso,

Patrícia Fernandes Massmann , Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), especialização em Gestão em Saúde pela UFMT/ UAB (2012), e mestrado em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2012). Atualmente é docente Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2023-12-25

Como Citar

bueno Rezende, A., Jordão, F., & Fernandes Massmann , P. (2023). CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO ACERCA DA INTERPROFISSIONALIDADE ENTRE ACADÊMICOS DOS CURSOS DA SAÚDE DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA. Revista Panorâmica Online, 40(1), 1–15. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1411