CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO ACERCA DA INTERPROFISSIONALIDADE ENTRE ACADÊMICOS DOS CURSOS DA SAÚDE DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
Resumo
A educação interprofissional (EIP) é uma estratégia para transformar a formação profissional, sendo uma atividade que envolve dois ou mais profissionais aprendendo juntos em prol da colaboração e qualidade de atenção à saúde. O presente trabalho tem por objetivo verificar o conhecimento e percepções dos estudantes da área da saúde acerca da interprofissionalidade no âmbito da universidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de cunho quanti-qualitativo, onde participaram 85 estudantes do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus Universitário do Araguaia. O instrumento utilizado foi elaborado no Google Forms e os dados analisandos por meio do EpiInfo versão 7. Observou que as interações ocorreram frequentemente e/ou sempre entre, discentes de outros cursos 44,7%, com docentes de diferentes formações 43,7% e com profissionais de saúde 34,2%. Apenas 18,8% participaram do Programa PET-Saúde/Interprofissionalidade, há preferência de 46,6% em fazer trabalhos sozinhos, 71,8% sentem-se confortáveis em realizar atividades em duplas ou trios, quando realizada atividades em grupo, 50,5% desenvolvem em colaboração, com participação de todos em todas as etapas. Disseram não estar satisfeitos com a freqüência de discussões sobre a temática (45, 8%), no entanto, 92,9% reconhecem a importância da interprofissionalidade para sua formação, sendo que 90,6% caso houvesse uma disciplina com o tema, cursariam. O estudo apontou que grande parte dos discentes compreende razoavelmente conceito de IP, demonstram-se dispostos à implementação da EIP, pois vivenciaram experiências que remetem ao trabalho colaborativo, entretanto, expressaram insatisfação com a baixa freqüência de discussões sobre a temática.Downloads
Publicado
2023-12-25
Como Citar
bueno Rezende, A., Jordão, F., & Fernandes Massmann , P. (2023). CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO ACERCA DA INTERPROFISSIONALIDADE ENTRE ACADÊMICOS DOS CURSOS DA SAÚDE DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA. Revista Panorâmica Online, 40(1), 1–15. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1411
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo