UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA TANYA AMARA FELIPE DE SOUZA

Autores

  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki angelabaalbaki@hotmail.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Vanessa Gomes Texeira vanessa_gomesteixeira@hotmail.com
    Faculdade de Letras da Universidade de Porto

Palavras-chave:

Educação de surdos, Linguística, LIBRAS, Português como segunda língua para surdos

Resumo

RESUMO: Esta entrevista com Tanya Amara Felipe de Souza foi conduzida por membros do projeto de extensão “Recursos e materiais para o ensino de Português para alunos surdos”. Na entrevista, a professora apresenta reflexões sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a formação de professores para ensinar Português para surdos, a implementação de propostas de educação bilíngue para surdos e a aprendizagem de segunda língua em modalidade escrita. Além disso, também discute, a partir de sua vasta experiência, a proposta de educação inclusiva para surdos. PALAVRAS-CHAVE: LIBRAS, português como L2 para surdos; educação bilíngue. ABSTRACT: This interview with Tanya Amara Felipe de Souza was conducted by members of the Extension Project “Recursos e materiais para o ensino de Português para alunos surdos”. In the interview, the teacher presents reflections about the Brazilian Sign Language (LIBRAS), the training of teachers to teach Portuguese for deaf students, the implementation of bilingual education proposals for the Deaf community and the learning of the written form of a second language. Moreover, the researcher also discusses the inclusive education proposals for deaf community. KEY WORDS: LIBRAS, Portuguese as L2 for deaf people; bilingual education.

Biografia do Autor

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.

Vanessa Gomes Texeira, Faculdade de Letras da Universidade de Porto

Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Brasil). Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade de Porto (FLUP - Portugal).

Referências

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, n. 79, p. 23, 25 abril 2002.

_____________. Plano Nacional de Educação. 2014. Acessado em: 27/01/2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf.

FELIPE, T. A.; MONTEIRO, M. S. LIBRAS em Contexto – Curso Básico – Livro do Estudante. 3ª ed. Rio de Janeiro: WallPrinter, 2007, v. 30.000, 187p.

FELIPE, T. A. et al. Dicionário Digital de Língua Brasileira de Sinais – Versão 1.0. Rio de Janeiro: INES, 2001 (CD-rom).

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Publicado

2017-04-12

Como Citar

Baalbaki, A. C. F., & Texeira, V. G. (2017). UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA TANYA AMARA FELIPE DE SOUZA. Revista Diálogos, 4(1), 120–127. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3448

Edição

Seção

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